Presidente da Fesmepar ministra palestra sobre a PEC32 em reunião da UGT-PARANÁ

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou nesta terça-feira (31/8) de reunião da UGT-PARANÁ que discutiu a MP1045; a PEC32/20 (reforma administrativa) e o atual cenário econômico, político e sindical brasileiro.

Realizada na sede da FECEP – Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, em Curitiba, e coordenada pelo presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, a reunião contou com a presença do presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, que falou sobre a MP 1045/2021, além da luta da Central na defesa dos trabalhadores, como foi o caso da busca pela garantia das vacinas aos trabalhadores. “O cenário que nós estamos vivendo em face à pandemia é de terror, pois estamos à beira de 600 mil mortes e o movimento sindical desde o começo da pandemia, mesmo fragilizado pela reforma sindical, vem lutando pela vacina para todos. Conseguimos para alguns setores a vacinação antecipada, como motoristas de ônibus, que é uma área vulnerável. Lutamos também pelos taxistas, motoboys e metroviários”, explicou Patah.

O presidente da FECEP, Leocides Fornazza, deu as boas-vindas aos presentes, falando da importância do encontro como este durante a fase pela qual trabalhadores e sindicatos estão passando.

Por sua vez, o presidente da Fesmepar ministrou palestra sobre a PEC32, que preocupa servidores das três esferas, já que estimula a privatização e a terceirização de cargos públicos, provocando o desmonte dos órgãos públicos e precarizando os serviços prestados à população.

Se a reforma administrativa for aprovada, toda a sociedade sofrerá, não é somente o servidor que precisa se preocupar, mas sim toda a população. O governo, mais uma vez, está usando a desculpa de enxugar os gastos públicos para terceirizar e privatizar os direitos básicos do povo brasileiro. É inegável que este é mais um ataque ao funcionalismo público, um ataque a toda a população, que muitas vezes depende dos serviços básicos como saúde e educação. A realidade do nosso país é preocupante”, disse.

Luiz Carlos ainda expôs ponto a ponto da PEC32, frisando os prejuízos diretos aos servidores e a população, como; o fim do SUS; da vacinação pública; fim da escola pública e o aumento da desigualdade social, pois é a população mais pobre que depende desses serviços de assistência.

Ministrada pelo presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados (OAB/PR) Dr. Sandro Lunard Nicoladeli. Lunard, a palestra “MP 1045/2021 e seus reflexos negativos para os sindicatos e os trabalhadores”, abordou a preocupação das entidades com a chamada “minirreforma trabalhista” proposta pelo governo federal.

Também participaram da reunião a diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi; o presidente do SINDSERV LONDRINA Fabio Molin; o presidente do SISROL – ROLÂNDIA, Eduardo Acyr Giesen, entidades filiadas à Fesmepar; além da  Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Paraná (FEEB-PR) que tem como presidente Gladir Basso, o qual foi representado pelo Diretor Marcus Vinicius Figueira , a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), a Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (FETRACOP), e Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná (FEBRAC-PR).

Post: Elizabeth Novaes – MTB/PR 10.959

Com: Comunicação FECEP

Fotos: Comunicação FECEP

 

 
 
News Reporter