Presidente da Fesmepar discute PEC32 e MP1045 com lideranças sindicais de Londrina e Cascavel

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, recebeu nesta segunda-feira (30/8), na sede da Fesmepar, visita dos presidentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina – SINDSERV  Fábio Molin e do presidente da UGT – Oeste Antônio Vieira Martins, o Toninho.

Em conversa, Luiz Carlos aproveitou para falar sobre as “reformas” que o país enfrenta desde 2016, com o governo Michel Temer, e continuam afetando os brasileiros durante o governo atual. Luiz frisou que as alterações feitas pela chamada PEC do Teto, que limitou os investimentos nos serviços públicos por 20 anos a partir de 2017, foi um grande retrocesso, e que a PEC32, chamada de reforma administrativa, irá precarizar ainda mais o funcionalismo público.

“A PEC32 sem dúvida alguma, irá piorar o cenário do funcionalismo público brasileiro. Não são somente os servidores públicos que sofrerão com as perdas de direitos, mas sim toda a população, já que serviços como saúde, educação e segurança não serão mais ofertados da maneira como é hoje. Não podemos aceitar que o governo federal jogue a responsabilidade da má administração nas mãos do povo”, disse.

PEC32

O relatório da Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa foi entregue ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta terça-feira (31). A proposta deve ser votada entre os dias 14 e 15 de setembro na comissão especial.

 

MP1045

O presidente da UGT – Oeste, Antônio Vieira Martins, destacou que a Medida Provisória é mais um grande retrocesso aos trabalhadores, pois legaliza contratos sem carteira assinada, 13º, férias, salário mínimo, previdência, diminui valor de horas extras e FGTS, entre outras perdas de direitos

“É mais um retrocesso que castiga o trabalhador, hoje não conseguimos avançar nas negociações. O governo trabalha com a política de reduzir os custos do patrão, facilitando aos empresários e mexendo diretamente no bolso do trabalhador que luta para conseguir se manter em meio as altas taxas de inflação”, disse Toninho.

Durante a reunião, também foram debatidas questões da administração sindical e das atuais lutas que o movimento sindical tem enfrentado na defesa dos servidores públicos.

Também participaram da reunião a diretora de finanças da Fesmepar Sonia Marchi; o assessor jurídico Aquile Anderle; o presidente da Regional Norte da UGT-PARANÁ Leonildo Guergoleto presidente do SITROP- Sindicato dos Trabalhadores de Radiodifusão de Cascavel e Oeste do Paraná Douglas Claro, além de diretores do SINDSERV Londrina.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

 
 
News Reporter