Presidente da Fesmepar discute diretrizes sindicais com o Secretário Geral da CSPB Lineu Mazano

Presidente da Fesmepar discute diretrizes sindicais com o Secretário Geral da CSPB Lineu Mazano

 

O Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, se reuniu nestas segunda e terça-feira (24 e 25/10), com o Secretário Geral da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e presidente da Federação dos Sindicatos Servidores Públicos no Estado de São Paulo – Fessp-Esp,  Lineu Neves Mazano para discutir diretrizes sindicais para o próximo ano.

A reunião aconteceu na sede da Fesmepar e, entre outros temas, girou no entorno da representação dos servidores em nível federal, visto a aproximação da eleição presidencial; Convenção 151 (elaborada pela OIT que visa entre outras iniciativas, a proteção contra atos de discriminação que acarretem em violação da liberdade sindical; a instauração de processos que permitam a negociação das condições de trabalho entre as autoridades públicas interessadas e as organizações de trabalhadores da função pública) e a PEC 32/2020 (Proposta de Emenda à Constituição) que altera regras sobre servidores públicos e modifica a organização da Administração Pública direta e indireta de qualquer um dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Na oportunidade, o presidente da Fesmepar falou sobre o segundo turno da eleição para presidência.

“Nós trabalhadores, precisamos pensar e votar em quem realmente represente a classe trabalhadora e que tenha apresentado um plano de governo voltado ao povo que mais necessita de oportunidades. A classe trabalhadora é quem leva o “piano nas costas” e que faz a máquina pública andar. O governo federal tem o dever de exercer sua função com iniciativas que valorizem a classe trabalhadora. É um momento de união, o país precisa resgatar os verdadeiros valores de solidariedade e família, acabar com o clima de rivalidade que acaba gerando violência gratuita. Precisamos pensar no país como um todo, e não individualmente” , disse Luiz Carlos.

Na terça-feira, uma segunda reunião foi realizada na sede na Federação dos Empregados no Comercio do Estado do Paraná – FECEP com a presença do Presidente Leocides Fornazza. Lineu Mazano apresentou as entidades o Clube de Benefícios, já utilizado pela Fessp-Esp, que, em parceria com o Sindicatos ON LINE (SON), visa, simultaneamente, ampliar a filiação voluntária às entidades por meio de um projeto de vantagens aos associados e, com isso, otimizar nova fonte de custeio para as atividades sindicais das entidades parceiras. O projeto será analisado pelas entidades

 

PEC32

A proposta altera 27 dispositivos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam de contratação, remuneração e desligamento de servidores públicos.

A “REFORMA”, é mais uma tentativa de enfraquecer os trabalhadores e precarizar os serviços prestados à população, gera sucateamento e retrocessos para o setor público e para a sociedade em geral, que terá um serviço público de menor qualidade. O texto permite que a Administração Pública seja toda composta por temporários e terceirizados, tornando desnecessário para o gestor realizar concursos públicos. Além disso, a PEC traz uma falácia ao dizer que todos os servidores efetivos terão a estabilidade assegurada. O texto traz também hipóteses de desligamento de servidores estáveis por simples declaração de desnecessidade ou obsolescência de seus cargos.

A PEC 32 atinge a maioria dos servidores de carreira, principalmente dos fazem linha de frente no serviço público, profissionais de educação, saúde e segurança. Não será atingido pela PEC apenas os juízes, promotores e parlamentares. Os profissionais de serviços essenciais são mais de 50% dos quase 12 milhões de funcionários públicos no país.

 

Post: Comunicação Fesmepar 

 
 
 
News Reporter