PEC 287: Fesmepar marca presença em Audiência Pública contra a Reforma da Previdência

A Fesmepar marcou presença em Audiência Pública contra a Reforma da Previdência (PEC287/16), realizada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta sexta-feira (31/3).

Lideres sindicais, deputados e senadores debateram as alterações previstas na PEC287/2016 que impactam diretamente nas regras para aposentadoria de milhares de trabalhadores.

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, disse em entrevista a Rede Mercosul que a retirada dos servidores do texto da Reforma da Previdência foi uma tentativa de minimizar a luta dos servidores. “Sabemos que mesmo com a retirada dos servidores municipais e estaduais a Reforma da Previdência atingirá os servidores, já que os Estados s municípios devem se adequar as novas regras caso sejam implantadas. Continuamos lutando contra o texto apresentado, a PEC287 deve ser reavaliada e alterada com medidas que não retirem os direitos do trabalhador brasileiro, direitos que foram conquistados com tanta luta e sacrifício.”

O senador Paulo Paim (PT-RS), disse em seu discurso que a  PEC inviabilizaria a aposentadoria para a maioria dos trabalhadores. “Essa reforma é cruel, é desumana. Essa reforma é para ninguém se aposentar. O governo só recolhe, você vai desanimando e vai para um fundo de pensão privado para fortalecer o sistema financeiro. O povo brasileiro não é idiota e está percebendo o que está acontecendo. Audiências como está estão acontecendo no país inteiro e são fundamentais porque estão esclarecendo a população”.

Segundo o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, as regras para aposentadoria precisam evoluir junto com a sociedade em benefício do trabalhador, e não retirando direitos. “A proposta é equivocada na forma e no conteúdo. Na forma, porque não dialogou com ninguém. Nós estávamos fazendo um diálogo que tinha o objetivo de encontrar alternativas de sustentabilidade para a Previdência Social. Nós temos absoluta clareza de que existem desafios a serem enfrentados. Mas esses desafios precisam ser enfrentados no diálogo com os trabalhadores, com as centrais sindicais, com os aposentados e com o próprio governo. Nós defendemos que haja mudanças por um simples motivo: a sociedade evolui e as regras precisam evoluir juntamente com sociedade, mas precisam evoluir para melhor, e não para destruir o sistema”.

Durante o debate, também usaram a palavra o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), o deputado federal Aliel Machado (REDE-PR), o arcebispo de Curitiba Dom José Antonio Peruzzo, representantes sindicais e da Frente das Entidades das Carreiras Públicas do Paraná.

    

A luta continua!

Nesta terça-feira (4/4) a Reforma da Previdência volta a ser debatida em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná.

A Audiência começa às 10h no partir das 10 horas, no Plenarinho da Alep.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter