OAB Paraná fará estudo aprofundado sobre a Justiça do Trabalho

 

Engajada na defesa da Justiça do Trabalho, a OAB Paraná irá elaborar um estudo aprofundado acerca da função e da importância desse ramo do judiciário à sociedade brasileira. O projeto será encabeçado por conselheiros estaduais com atuação na área e membros das comissões de Direito do Trabalho e de Direito Sindical. O tema pautou reunião realizada na última sexta-feira (29), na sede da Seccional, com a presença dos advogados que participarão do projeto e da secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto.

De acordo com o conselheiro estadual Mauro Bordin, o estudo enfrentará também os principais mitos relativos à Justiça do Trabalho, principalmente no que tange às críticas que a mesma vem recebendo. “O tema será levado ao Conselho Seccional da OAB para buscar uma aprovação no sentido de que a justiça trabalhista tem que ser defendida”, esclareceu.

Bordin frisou que o estudo não ficará isento de tecer críticas construtivas que visem à melhoria da Justiça do Trabalho. Mitos como “o trabalhador sempre ganha”, “ a Justiça do Trabalho é uma inibidora de geração de empregos”, “a Justiça do Trabalho só existe no Brasil”, “o Brasil é campeão mundial de ações trabalhistas e concentraria 98% das ações no mundo” serão esclarecidos tecnicamente pela OAB.

“A Justiça do Trabalho é uma via de mão dupla, está à disposição também das empresas que tiveram o direito lesado por um trabalhador. A Justiça do Trabalho não existe só existe no Brasil, pelo contrário, vários países possuem justiça trabalhista. Todos os mitos em relação à Justiça do Trabalho serão esclarecidos”, pontuou Bordin. Uma vez aprovado pelo Conselho Seccional, o estudo será encaminhado ao CFOAB com o objetivo de subsidiar a instituição na defesa da Justiça do Trabalho em âmbito federal.

Fonte: OAB-PR

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter