NOTA DA ADUNIOESTE SOBRE AS ELEIÇÕES 2018

 

“ENTENDEMOS QUE A ATUAL CONJUNTURA ELEITORAL EXIGE DE NOSSO SINDICATO UMA POSIÇÃO, POIS A REALIDADE VIVIDA HOJE É DISTINTA DAS CONJUNTURAS ANTERIORES”

 

O Brasil vive uma encruzilhada histórica. Neste momento político, se encontra em jogo mais do que um simples pleito eleitoral, está em jogo a própria lógica republicana e seus direitos democráticos. A ADUNIOESTE sempre se caracterizou por não externar nenhum posicionamento político partidário, em respeito à grande pluralidade ideológica e democrática de seus filiados e de sua base docente. Porém, neste momento, não é possível qualquer tipo de neutralidade em relação a conjuntura política eleitoral. O nosso passado de luta, pela democracia e pelo ensino público superior não nos permite qualquer relativização do grave momento em que vivemos. 

A ADUNIOESTE fiel à sua história de intransigente defesa dos direitos sociais dos trabalhadores do oeste do Paraná, entre eles o direito à educação pública, gratuita e laica em todos os níveis, não pode assistir calada a movimentos que defendem a tortura, o fim de direitos e a legitimação da violência como instrumento político. Que questiona, inclusive, as instâncias representativas de classe, como o próprio movimento sindical. Entendemos que a atual conjuntura eleitoral exige de nosso sindicato uma posição, pois a realidade vivida hoje é distinta das conjunturas anteriores e merece de nós um posicionamento contundente contra todo e qualquer arbítrio que coloque em risco as poucas liberdades democráticas duramente conquistadas por meio da luta da classe trabalhadora. Diante deste quadro, referendados pela orientação do ANDES Nacional, conclamamos a todos docentes, sindicalizados ou não, a rejeitarem a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil. 

Convidamos a todos docentes da UNIOESTE a se mobilizarem, em seus respectivos campi e locais de trabalho, em defesa das liberdades democráticas e contra a alternativa antidemocrática. 

Pela manutenção das Universidades Públicas! Em defesa da UNIOESTE!

 

 

Fonte: ADUNIOESTE – Sindicato dos Docentes da Unioeste 

https://bit.ly/2QQUXRe

News Reporter