Mulheres líderes sindicais de todo o Paraná participam do 7º Encontro de Mulheres da Fesmepar

A Fesmepar realizou nos dias 12 e 13 de março em Foz do Iguaçu, o 7º Encontro de Mulheres da Fesmepar que contou com a presença de mulheres sindicalistas de todo o Paraná e celebrou o Dia Internacional da Mulher e destaca a luta e a força da feminina em busca por igualdade.

Norteado sob o tema “Mulher: Poesia, Força e Representatividade”, o evento que é tradicionalmente realizado pela Fesmepar, contou com a presença de líderes sindicais do setor público  de mais de 30 municípios. Na abertura, o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira falou sobre a honra da Fesmepar em proporcionar todos os anos a oportunidade das mulheres íderes sindicais um momento de troca de experiências para o fortalecimento da luta feminina. Nós diretores e todos que se envolveram na organização deste encontro nos sentimos honrados em estarmos aqui”.

“Reforço que devemos sempre lembrar o verdadeiro motivo de celebrarmos o dia 8 de março, é preciso manter a luta das mulheres, pois não foi um caminho nada fácil”.

“A Fesmepar se sente muito orgulhosa em poder unir mais uma vez as mulheres sindicalistas que defendem e lutam não somente pelos direitos das mulheres, mas pelo bem de todos” frisou.

O Encontro de Mulheres é realizado com o intuito de fortalecer a luta das mulheres sindicalistas do Paraná  como forma de levantar discussões, a busca pela valorização e reconhecimento da importância da mulher na sociedade.

A Secretária da Mulher da Fesmepar Marta dos Santos falou sobre a luta das mulheres ao longo da história. “Hoje gostaria de dizer a nós mulheres é que não percamos este espírito de luta que nos foram deixados como exemplo das mulheres da história, que morreram por lutar por melhores condições de trabalho. Que deram a vida e nos deixaram o exemplo. Que nós também sejamos estas que deixam exemplo para as próximas gerações”.

E completou, (…) “precisamos nos apoderar da força que temos juntas, pois sozinha é muito difícil conquistar ou avançar. Vamos unir as forças. Ser aquela mulher que levanta a outra e que anda junto, que realmente sinta a dor da outra. Nós muitas vezes deixamos de fazer isso com a nossa companheira ao lado. Ainda temos muito o que fazer, mesmo tendo avançado muito em nossos direitos, ainda há muito por fazer”, frisou.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi cumprimentou todas as mulheres presentes, assim como aquelas que não puderam estar presentes, mas que no dia a dia engrandecem e somam a luta sindical.

“Esta é o sétimo Encontro de Mulheres, e se nós olharmos cada um em seu município, percebemos que muito é falado de valorização da mulher, mas se pararmos para analisar, na eleições, quantas mulheres são eleitas vereadoras em cada município? Quantas prefeitas já foram eleitas?”

Infelizmente encontramos em nosso caminho muitos homens machistas, não nos adianta que os partidos políticos cumpram uma determinada “cota” somente para preencher a vaga feminina, não é isso o que queremos, precisamos mudar essa realidade. As mulheres precisam ser protagonistas, ocupar verdadeiramente o espaço que merecemos. Infelizmente não se passa uma semana sem que saibamos de casos de mulheres agredidas pelos seus companheiros, essa é uma triste realidade que pela qual devemos lutar que acabe”

E completou (…) “vamos continuar lutando pelos nossos direitos, pois acredito que chegará o dia em que não seremos apenas uma cota, mas sim valorizadas pelo nosso valor e pelo que somos. Novamente agradeço a todas as mulheres presentes e reforço que o nosso trabalho só faz sentido que pudermos contar com a presença de vocês, pois somos como as aguas, que quanto mais se unem mais fortes se tornam”.

Representando  todas as mulheres líderes sindicais a presidente do SINPREFI Marli Maraschin falou da luta das mulheres e da importância em manter a busca pelo devido reconhecimento à força das mulheres. “É com muito prazer que estou aqui hoje, representando as mulheres da luta, o luto é verbo, e a luta enquanto estiver viva irei persistir”.

PALESTRAS

No primeiro dia do evento (12/3) as mulheres líderes sindicais acompanharam a palestra “Entre Marias, Claras e Simones, as lutas e conquistas do gênero feminino Somos força e poema”, ministrada pela pedagoga Bárbara Cossetin Costa Beber Brunini.

Já na sexta-feira (13/3)  foram ministradas as palestras “Mulheres na Política” Ênfase em performance e regras;  ministrada pela palestrante Heloisa Helena Minghini e “A Força da Mulher, ministrada por Valdete Carlos Oliveira Goncalves da Cunha.

Também estiveram presentes o secretário de organização sindical da Fesmepar Edilson Glovienka, o diretor da Fesmepar e presidente do SISMUDI Marcos Aurélio Mocellin, o diretor da Fesmepar e presidente do SISEMAR Fernando Hubner, o coordenador regional e presidente do SISMUCAF Leonel Lupatini, o assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle,  além de líderes sindicais de todas as regiões do Paraná.

Post: Elizabeth Novaes

News Reporter