MOÇÃO DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE PARANAGUÁ

A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná- Fesmepar, vêm a público manifestar seu apoio aos profissionais da educação de Paranaguá- PR que após de manifestarem contrários a decisões dos parlamentares municipais viraram alvo de processos judicial.

Duas professoras e uma dona de casa estão sendo processadas por oito vereadores de Paranaguá. No início do ano, durante a greve dos professores, a população enviou a Câmara Municipal um pedido para que fosse divulgada a lista de funcionários e cargos comissionados de Paranaguá. O requerimento foi votado pelos vereadores, mas foi rejeitado por sete votos a quatro.

Na época os professores do município queriam ter acesso a essa informação, que não era divulgada no portal da transparência, para verificar quanto a cidade gastava com cargos comissionados, e avaliar se era possível pedir um reajuste do salário dos docentes. A rejeição do pedido de informação causou revolta dos professores, mas também de outros moradores.

No Facebook, um post compartilhado milhares de vezes mostrava uma foto de doze, dos dezessete vereadores da Câmara com uma mensagem alegando que aqueles parlamentares eram contra a educação. As professoras Greice Costa e Jacqueline Cordeiro além da mãe de um aluno da rede municipal de ensino  são  alvos do processo movido por vereadores.

No início da semana uma audiência de conciliação foi realizada entre as professoras e os vereadores. Mas um vereador teria exigido que o pedido de retratação fosse feito com um texto escrito pelo próprio parlamentar e divulgado nas redes sociais e ainda em um jornal impresso. O acordo não foi aceito, e o processo judicial deve continuar. Caso a justiça decida a favor da acusação, as professoras podem ter que pagar uma indenização aos vereadores.

Diretoria -Fesmepar

Curitiba, 14 de outubro de 2015

News Reporter