Londrina: Nova sede da Secretaria Municipal de Educação é inaugurada e como homenagem e reconhecimento, leva o nome de Marcelo Urbaneja

Foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (18/10) a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina, que leva o nome do ex vice-presidente da Fesmepar e ex-presidente do SINDSERV Londrina Marcelo Urbaneja, companheiro que faleceu em 2021, vítima de sequelas da COVID19.

A sede foi inaugurada em cerimônia que contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, da secretária de educação Maria Tereza Paschoal de Moraes, do presidente do SINDSERV Londrina Fábio Molin, dos familiares do companheiro Marcelo Urbaneja, além de autoridades municipais e estaduais. A nova sede está localizada na Rua Humaitá, 900.

Em reconhecimento ao importante trabalho realizado pelo companheiro Marcelo Urbaneja, o prédio público da SME o homenageia por meio de lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores. Marcelo foi servidor municipal da rede pública de Educação, vice-presidente da Fesmepar, diretor da UGT – Paraná e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina durante 16 anos.

Importante líder sindical em nosso estado, Marcelo é conhecido pelos serviços prestados no município de Londrina e pela representação dos servidores.  Segundo seu filho, José Augusto Barbosa Urbaneja, Marcelo Urbaneja sempre se doou à educação por acreditar que ela pode transformar vidas. “Meu pai realmente acreditava na educação e na qualificação profissional como uma forma de prestar um serviço melhor para todos, porque, para ele, o poder da educação é o de transformar vidas”, disse.

O presidente do Sindserv Londrina, Fábio Molin, também lembrou do amigo com carinho e disse estar orgulhoso em poder ver que o espaço da nova sede da Secretaria de Educação homenageia Marcelo. “Nós do Sindserv só temos a agradecer aos familiares do Marcelo por terem ensinado e feito tudo por ele, porque isso o ajudou a tornar quem ele foi e agradecer à Prefeitura de Londrina pela homenagem. Foi uma pessoa com quem pude conviver nos últimos oito anos da minha vida e que, hoje, sua luta e sua história vão permanecer”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação foi instituída em 1954 em Londrina, o que representa 67 anos de história, mas, até então, não contava com um espaço seu para executar as tarefas administrativas. “Ter uma casa própria significa ter uma identidade muito importante. Historicamente, o número de matriculas escolares cresceu muito com a municipalização dos serviços, após a Constituição Federal. Atualmente, são 46 mil famílias de alunos e mais de 5 mil professores que podem demandar qualquer serviço que seja prestado aqui. Por isso, é importante que a gente esteja em local acessível, pronto para atender todas as pessoas”, informou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

O novo espaço abriga 165 profissionais de todas as diretorias da Secretaria de Educação, como a Diretoria Financeira, Pedagógica, Administrativa e de Planejamento, além dos representantes dos Conselhos Municipais de Educação; de Alimentação Escolar e o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Apenas o setor de estoque e da marcenaria não ficam sediados no mesmo prédio.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb/PR 10.959

Com: Prefeitura Municipal de Londrina https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=110902

Foto: Vivian Honorato

 
 
News Reporter