HOMENAGEM: CMEI Nídia Benitez é inaugurado em Foz do Iguaçu

Grande líder sindical e professora dedicada, Nídia Benitez é uma das idealizadoras da Fesmepar.

Nidia Benitez, uma das fundadoras da Fesmepar e ex-diretora do Sismufi – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Foz do Iguaçu, foi homenageada nesta quinta-feira (14/2) com a inauguração do CMEI que leva seu nome.

O CMEI Professora Nídia Benitez, localizado na Rua Etelvina Bordinhão, no Bairro Vila Solidária, atenderá 204 crianças em período integral (0 a 3 anos) e parcial (4 a 5 anos) em uma estrutura ampla e moderna. São mais de 1.500 metros quadrados de área construída, 10 salas de aula, brinquedoteca, cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, sala dos professores, coordenação pedagógica, direção, recepção, secretaria, saguão e amplo espaço de lazer. 

Atuarão na unidade 30 servidores, entre diretores, professores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, agentes de apoio, coordenadores, além de estagiários. As aulas começarão no dia 19 de fevereiro, próxima terça-feira. O investimento foi de R$ 2.392.547,15, recursos do Governo Federal e contrapartida do município. 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Chico Brasileiro,  que lembrou do trabalho e dedicação da professora.“Nídia foi uma daquelas pessoas imprescindíveis, uma mulher que nunca se entregou, mulher de caráter” disse o prefeito.  “Um dia, quando ainda era presidente do SISMUFI, ela me disse que preferia perder uma luta por estar certa, do que ganhar estando do lado errado”, contou.

O presidente do SISMUFI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Foz do Iguaçu,  Aldevir Hanke, participou das homenagens marcando o reconhecimento do sindicato pelo trabalho desenvolvido por Nídia junto ao sindicato.

Presidente do Sismufi Aldevir Hanke e as filhas da professora Nídia; Ana Claudia Benitez e Ana Carolina Benitez. 

 

Secretários, moradores da região e familiares da professora Nídia, que atuou por quase trinta anos na educação pública de Foz do Iguaçu. 

Nídia Benitez 

Nascida em 5 de setembro de 1966, Nídia Benitez teve uma vida repleta de realizações, grande parte dela dedicada ao serviço público e à educação em Foz do Iguaçu. Cursou o Magistério no Colégio Agrícola e Letras, na Unioeste. Iniciou no serviço público em 26 de maio de 1987, aos 21 anos de idade. Passou pela Escola Municipal Monteiro Lobato e a Jorge Amado, no Cidade Nova , onde lecionou por quinze anos. 

Como descrevera as filhas Ana Claudia e Ana Carolina Benitez, “a mãe, Nídia, nasceu para dar aulas, seu maior amor sempre foi à sala de aula. Nós somos as principais testemunhas, já que entramos para a escola alfabetizadas”, conta Ana Claudia. 

“Seu carinho e amor como mãe ultrapassavam as paredes de casa e eram nítidos em todos os seus atos – fosse no diário decorado com tanto apreço para planejar as aulas ou nos materiais e doações que fazia para as famílias de seus alunos. Não havia um dia em que ela não contasse com emoção e brilho nos olhos sobre as crianças para as quais ela tinha o prazer de lecionar. Sempre acabava escolhendo as turmas mais difíceis, pois gostava de desafios. Sua dedicação com os alunos era quase uma marca registrada e cada criança que ela conseguia orientar para um bom caminho era uma vitória a ser clamada. Seu senso de justiça sempre foi fortíssimo e ela nunca tinha medo de lutar pelo que acreditava”, completou a filha.  

Após descobrir um câncer de mama em 2008, foi o amor pela família e pela profissão que a manteve de pé, lutando, por tanto tempo. Foram oito anos de luta contra a doença, onde muitas vezes seu refúgio era dentro da escola. Mesmo com insistentes pedidos para descansar, Nídia não deixou a sala de aula nem por um momento. A professora faleceu em 18 de julho de 2016, aos 49 anos de idade. 

A Fesmepar é imensamente grata pelo tempo que pudemos conviver com esta companheira, que será sempre lembrada pelo profissionalismo, honestidade, competência, trabalho e dedicação.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com: Prefeitura de Foz do Iguaçu 

News Reporter