FOZ DO IGUAÇU: Profissionais da educação pública municipal  irão aderir à greve nacional em 14 de junho

Professores e profissionais da Educação Pública Municipal de Foz do Iguaçu aprovaram participação da categoria na Greve Geral convocada para o dia 14 de junho pelas Centrais Sindicais, em todo o Brasil. A decisão foi tomada nesta segunda-feira  (20/5), em Assembleia Geral realizada na Escola Municipal Elenice Milhorança, no Jardim América.

A presidente do sindicato que representa os profissionais da Educação do município (SINPREFI) ponderou. “Essa decisão da base indica que CMEI´s e escolas municipais ficarão fechados no dia 14 de junho, uma sexta-feira. Por isso, pedimos a compreensão e o engajamento dos pais dos nossos alunos também.”

Os profissionais da Educação Municipal também aprovaram participação em protesto previsto para o dia 30 de maio contra os cortes na Educação, em Foz.

Além de protestarem contra os cortes anunciados para institutos federais e universidades públicas, a paralisação da categoria municipal está relacionada com cortes no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em vigor desde 2007 e com previsão de expirar em 2020, o Fundeb financia a educação básica, da creche ao Ensino Médio, sendo o principal aporte de recursos para pagamento de salário de professores.

“A estimativa é que haja um corte de mais de R$ 2 milhões de reais por mês no repasse feito ao município de Foz do Iguaçu”, anunciou, durante a assembleia, o presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb local, Sílvio Benitez, que também é diretor de assuntos sociais e saúde do SINPREFI.

DATA-BASE
Na assembleia convocada pelo SINPREFI, a categoria também debateu proposta de reposição salarial apresentada pelo executivo municipal na negociação da data-base que ocorre no mês de maio.

Seriam 4% de reajuste com efeitos a partir de 1° de maio de 2019 e uma ressalva: “o município reconhece a diferença de 1,07% para o cumprimento integral das perdas inflacionárias no período acumulado no percentual de 5,07%, medido pelo INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, tornando essa diferença devida a todos os servidores públicos, que será implementada na folha de pagamento, tão logo haja disponibilidade de receitas na arrecadação do município.”

A maioria dos presentes votou contra a proposta assinada pelo prefeito Chico Brasileiro. “A base definiu que temos direito de receber, pelo menos, o mínimo que é a reposição da inflação. A contraproposta que vamos apresentar é que seja feito o pagamento dos 5,07% de uma só vez,” explica a presidente do SINPREFI, Marli Queiroz.

Nova reunião entre líderes do SINPREFI e o prefeito Chico Brasileiro está marcada para a próxima quinta-feira, (23/5) em que serão cobrados posicionamentos em relação à Pauta de Reivindicações do SINPREFI|2019 – protocolada em fevereiro – e pelo menos mais 3% de ganho real.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Fonte:  SINPREFI – Sindicato Professores e Profissionais da Educação Rede Pública  de Foz do Iguaçu

News Reporter