Fesmepar realiza Assembleia de Prestação de Contas

A reunião contou com a presença de representantes sindicais associados de todo o Paraná que discutiram e aprovaram por unanimidade o balanço financeiro.

 

A Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Paraná- Fesmepar realizou na manha de 30 de junho (2016) Assembleia Geral Ordinária, na sede da Fesmepar em Curitiba, para apresentar a prestação de contas do período de julho de 2015 a junho de 2016 aos sindicatos filiados. A reunião contou com a presença de representantes sindicais associados de todo o Paraná.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos, ressaltando a alegria da diretoria da Fesmepar em receber representantes de sindicatos de todo o Paraná. “Hoje é um dia muito importante, não somente por ser assembleia de prestação de contas, mas também pela apresentação do relatório anual das atividades realizadas pela Fesmepar junto aos sindicatos. É no dia-a-dia que enxergamos a força do trabalhador paranaense, hoje é um dia de revermos os trabalhos e analisarmos abertamente tudo o que foi realizado neste último ano.”

Falando sobre a luta da Fesmepar e das Centrais Sindicais, o vice-presidente da Fesmepar e presidente do Sindserv Londrina Marcelo Urbaneja, ressaltou que graças ao trabalho efetivo em busca da valorização dos servidores, foi adiada a conclusão  do  Fator 85/95, que entre muitos danos aos trabalhadores, dificulta a aposentadoria prolongando o período obrigatório de trabalho para que o trabalhador tenha direito ao recebimento do benefício. “As mudanças na previdência devem ser discutidas com a sociedade e com representantes dos trabalhadores de forma ampla e transparente, precisamos divulgar que o trabalho das federações e das centrais sindicais surtem efeitos a todos os trabalhadores brasileiro, assim como neste caso do Fator 85/95.”

Durante a reunião, foram apresentados pela diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, os relatórios de atividades e trabalhos realizados pela Fesmepar no período de julho de 2015 a junho de 2016,com apresentação dos gráficos que analisam a atuação da federação em todo o Estado do Paraná.

Como parte da pauta da reunião, o programador de sistemas Ricardo Groskiass, convidado pelo presidente da Fesmepar, apresentou o programa de cadastros adquirido pela federação para auxiliar o trabalho diário dos sindicatos no cadastro dos servidores filiados e demais trabalhos administrativos. O programa está disponível para todos os sindicatos filiados a Fesmepar,

O Secretário de Organização Sindical, Edilson Glovienka, expôs relatório do trabalho realizado pelos coordenadores regionais junto às bases sindicais em todo o Paraná durante o último ano. Também foi repassada a prévia da programação das próximas atividades a serem realizadas pela Secretaria de Organização Sindical.

Jurídico

O assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle destacou a importância da regularização sindical junto ao MTE. “A legalização e regularização da documentação sindical deve ser prioridade na administração das entidades. A regularização é essencial para que o corpo jurídico consiga trabalhar em prol do sindicato.”

Também foi apresentado pela assessoria jurídica o andamento de ações em curso.

 

PLP 257/16

O Diretor Adjunto de Finanças, Fernando Hubner, apresentou os principais ítens contidos na PLP 257/16, que coloca em risco direitos básicos dos servidores públicos (federais, estaduais e municipais).

Entre as ameaças do PLP 257/16, Fernando Hubner destacou a suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da previdência social e revisão dos Regimes Jurídicos dos Servidores.

“Tudo isso, associado ao aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais para o pagamento da dívida pública, acarretará em danos irreversíveis ao funcionalismo público brasileiro de forma irreversível” disse Hubner.

Prestação de Contas

O balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2015 foi apresentado pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle, que expôs relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade.

Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

  DSC_0059        DSC_0318

 DSC_0274

Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira.

 DSC_0076

Diretora de Finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, agradece a presença de representantes sindicais de todo o Paraná.

DSC_0041   

Vice-presidente da Fesmepar e presidente do Sindserv Londrina, Marcelo Urbaneja, destacou o adiamento do Fator 85/95 que altera resoluções da Previdência Social.

 DSC_0283

DSC_0400 

Primeira Secretária da Fesmepar, Ezalda Lara.

   DSC_0352

Secretário de Organização Sindical Edilson Glovienka, expôs relatório de trabalho da secretaria.

 DSC_0071

Assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle.

   DSC_0419

Diretor Adjunto de Finanças, Fernando Hubner, expôs os principais aspéctos da PLP 257/16.

DSC_0453

Assessor Contábil, Jair Anderle.

 DSC_0509

DSC_0496

  DSC_0487

Balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

Curitiba,  1 de julho de 2016

Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa – Fesmepar

News Reporter