CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE- Fesmepar participa do VII Encontro Nacional das CISTTs

 

Promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) o “7° Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT)” reuniu mais de 450 representantes das Comissões Estaduais e Municipais de Saúde do Trabalhador, dos Conselhos de Saúde e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) na Universidade Federal do Estado do Maranhão (UFMA), em São Luís, nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

O evento tem o objetivo de discutir os desafios da atual conjuntura para a atuação do controle social e contribuir para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, voltada à promoção de um ambiente livre de doenças e acidentes de trabalho. O encontro é também uma etapa preparatória para as conferências nacionais da Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde, a serem realizados pelo CNS em 2017.

A Conselheira do Conselho Estadual de Saúde do Paraná, Palmira Rangel, representou a Fesmepar e os servidores do Paraná, em meio as discussões sobre a PEC 241/2016 (Projeto de Emenda à Constituição) ressaltou. “O nosso caminho ficou mais longo agora, considerando que estamos passando por um período de desmonte e tentativa de retrocesso de direitos, mas não podemos desistir. Temos que acompanhar as mudanças que estão acontecendo a nível federal no que tange a ST. O momento aponta para um grande movimento de resistência em defesa desses ataques aos direitos dos trabalhadores e das demais políticas sociais”.

O presidente do CNS, Ronald Santos, lembrou “O recado que nós demos foi que há a necessidade de que essas forças se articulem, se fortaleçam e tomem iniciativas para não permitir que nenhum retrocesso aconteça, tanto do ponto de vista da saúde quanto do trabalho do povo brasileiro, no momento em que tudo isso está sob ameaça“, afirmou.

O 7º Encontro do CNS é uma das etapas preparatórias para a realização das duas conferências de 2017, as conferências nacionais de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde possuem como objetivo principal a contribuição para a união de forças na luta pela manutenção dos direitos conquistados na Constituição Federal.

  6c8b89ae-30c3-4f82-955e-39b5221f1d4c

e65abddc-06f2-44e8-9a8e-6542e5b6ef55

Post: Elizabeth Novaes MTB 10.959 

Com: Conselho Nacional de Saúde

 

News Reporter