Fesmepar participa do Fórum em Defesa da Liberdade Sindical

 

Mais de 100 entidades sindicais aderiram ao Fórum em Defesa da Liberdade Sindical, criado por iniciativa do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT)

 

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, acompanhado dos assessores jurídicos da Fesmepar Aquile Anderle e Carlos Bott, participou nesta quinta-feira (22) do terceiro encontro do Fórum em Defesa da Liberdade Sindical, realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, (MPT/PR 9.ª) em Curitiba.

Criado por iniciativa do procurador do Trabalho no Paraná Alberto Emiliano de Oliveira Neto, vice-coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), o Fórum une MPT e  entidades sindicais para construir uma narrativa conjunta de efetiva promoção da liberdade sindical.

Com ampla participação de sindicatos de trabalhadores de diversas categorias, federações e centrais sindicais  como a UGT-Paraná, Nova Central, CSB e CTB, além de representantes do Dieese e do Ministério Público do Trabalho,  foram discutidos temas como o custeio sindical, negociações coletivas e atos antissindicais.

O Fórum tem o objetivo de propiciar à unidade na resistência ao desmonte dos direitos trabalhistas gerados pela já aprovada reforma trabalhista  (Lei 13467/2018), e cria espaço para denúncias e discussões das práticas antissindicais cometidas por empresas ou pelo próprio empregador público. Além disso, servirá como “um mecanismo de provocação das instituições” que devem atuar nas denúncias, como o Ministério Público Estadual, Federal e o próprio MPT.

Assessor jurídico da Fesmepar Carlos Bott, presidente Luiz Carlos Silva de Oliveira, o presidente da UGT-Paraná Paulo Rossi e o também assessor jurídico da Fesmepar

 

Post; Elizabeth Novaes – Mtb 10,959

News Reporter