Fesmepar participa de mobilização em memória às vitimas de acidentes e doenças de trabalho

 

A mobilização foi organizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, e tem o apoio da Fesmepar

 

 

Em alusão ao “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho” (28/4) e “Dia do Trabalhador” (1° de maio), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, promoveu ontem (28/4) mobilização em Curitiba, para alertar e lembrar aos trabalhadores sobre os dados significativos de acidentes de trabalho em todo o país.

A mobilização aconteceu na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, e contou com apoio da Fesmepar, que esteve presente auxiliando na conscientização dos trabalhadores.

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho,  surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

A diretora de Finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi falou em nome de todos os servidores do Estado. “Os trabalhadores de todas as áreas muitas vezes são expostos à condições precárias de trabalho o que acarreta em acidentes graves. É importante que todos se mobilizem para concientizar a todos dos grandes índices de vítimas de doenças e acidentes de trabalho, a Fesmepar está junto aos trabalhadores do Paraná buscando melhorias nas condições de trabalho para diminuirmos os altos índices de acidentes.”

O superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná,  Márcio Tadeu Vieira Pessatt, lembrou que em 2014 o Brasil ficou em 4° lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, só no Paraná houveram 53 mil acidentes de trabalho em 2013. “A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. Não podemos deixar que caia no esquecimento, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego do Paraná está junto aos trabalhadores na busca pela prevenção.”

A mobilização contou com a presença da Vice-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves, que parabenizou as entidades pela mobilização e destacou as dificuldades enfrentadas pelos professores da rede pública. “Devemos destacar o trabalho dos professores, que por vezes são negligenciados no dia- a-dia, em salas de aula lotadas e cumprindo carga horária superior ao indicado. É preciso que todos se conscientizem do quão prejudicial é a saúde, além de que, um professor cansado e doente contribui para a diminuição da qualidade de conteúdo oferecido aos alunos, prejudicando então profissionais e alunos” disse.

Além da Fesmepar, a mobilização contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fecep- Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, SMC- Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Fetim- Federação dos Metalúrgicos do Paraná e da Força Sindical, Fecopar- Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, Sindicato dos Bancários e CUT que  estiveram presentes conscientizando e informando os trabalhadores.

capa           DSC_0689

DSC_0674           DSC_0655

DSC_0616            DSC_0787

Curitiba, 29 de abril de 2016

Elizabeth Novaes- Assessoria de Imprensa- Fesmepar

 

News Reporter