Fesmepar marca presença no seminário “Promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizado pela UGT- Paraná

O presidente da Fesmepar e Secretário do Servidor Público da UGT- Nacional, Luiz Carlos Silva de Oliveira, marcou presença no seminário “Promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizado pela UGT – Paraná de 29 a 31 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Representantes de sindicatos de servidores municipais e estaduais de todo o Paraná filiados a Fesmepar, participaram do seminário que contou com a presença de mais de 500 dirigentes sindicais e lideranças comunitárias de diversos estados brasileiros.

Delegação de diretores de sindicatos de servidores municipais, filiados a Fesmepar marcaram presença no seminário. 

O seminário foi um dos mais importantes encontros que debate a Agenda 2030 e os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

O evento também reuniu representantes de organismos internacionais como  a  ONU -Organização das Nações Unidas; OMS – Organização Mundial da Saúde; Pnud – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e OIT – Organização Internacional do Trabalho, além de representantes da Secretaria de Governo da Presidência da República, governo do Estado do Paraná, Sanepar, Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e representantes das Universidades.

Durante os três dias, uma extensa agenda de debates aprofundou os temas sobre os ODS e a implantação de políticas públicas para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 179 metas.  A introdução à Agenda 2030 foi o eixo principal das palestras e discussões, aproximando  o mundo acadêmico e dirigentes sindicais.  “A integração do universo sindical com os ODS é muito mais do que uma obrigação, é uma das manifestações de  cidadania preconizada pela UGT, que promulga a prática sindical cidadã, com ética e inovação”, destacou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. Para o dirigente, esse seminário é um marco brasileiro para os ODS. “Até então nenhuma central sindical aprofundou esse tema tão importante para a manutenção da vida com qualidade em nosso planeta; e esse bem-estar passa sem dúvidas pelo viés do trabalho decente, da saúde de qualidade, da educação, dos cuidados com o meio ambiente, da igualdade de gênero, das estruturas jurídicas, da erradicação da pobreza, pela produção de alimentos e o fim da fome no mundo e o  fim das desigualdades sociais” destacou Rossi.

Presidente da UGT- Paraná Paulo Rossi. 

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, participou dos debates e da contrução da Carta de Foz do Iguaçu, reafirmando que o compromisso com as ações deve ser de todos, unindo governo e entidades. “Para que existam ações significativas, é preciso o engajamento de todos, discussão e comprometimento entre entidades representativas e governo, como é o caso da UGT, que reafirma seu compromisso com os trabalhadores, sendo a sua única representante na Comissão Nacional ODS. O governo também precisa se comprometer a seguir em frente com as ações, colocar em prática o que é discutido, para garantirmos o futuro que vislumbramos nessas importantes discussões”, disse.

Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira. 

Por sua vez o assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional, Sérgio Paulo de Oliveira enalteceu o envolvimento da UGT com a Agenda 2030: “sem dúvidas construir um seminário nacional dessa magnitude exige dedicação cidadã, elemento com postura essencial para alcançarmos esses 17 objetivos com suas 179 metas”.

Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu, além de agradecer a UGT por ter escolhido a cidade para sediar o evento, lembrou de sua trajetória junto à central: “a UGT sempre preconizou a cidadania como elemento integrante do conjunto de lutas da classe trabalhadora, e essa relação de companheirismo incentivou ainda mais nossa participação na central, por sua seriedade, comprometimento e atitudes

O vice-presidente da UGT, Antônio Carlos dos Reis, o Salim – representando o presidente da central, Ricardo Patah-falou do envolvimento da central com os ODS: “ a UGT integrou de forma muito comprometida a proposta da ONU às suas diversas secretarias, e hoje temos a juventude, a formação sindical,  as mulheres, aposentados e pensionistas discutindo profundamente o tema e elaborando práticas que efetivem a implantação dos ODS em todos os eventos realizados pela UGT”.

Ao final do seminário foi produzida a Carta de Foz do Iguaçu, com indicativos e sugestões para governos e sindicatos produzirem ações efetivas para que o Brasil  alcance essa importante Agenda, a ser reavaliada em 2030.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com UGT – Paraná

Foto: Kiu- Ugt

News Reporter