Fesmepar marca presença no “4º Congresso Nacional da UGT”

A Fesmepar marcou presença no “4º Congresso Nacional da UGT – União Geral dos Trabalhadores” realizada nos dias 30 e 31 de maio em Praia Grande, litoral de São Paulo.

O evento contou com a participação de mais de 1.000 delegados entre sindicalistas de diversas categorias de todas as regiões do Brasil e de mais de 20 países, dirigentes de outras Centrais, autoridades políticas e convidados.

O presidente da Fesmepar e Secretário do Servidor Público da UGT Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou sobre o atual momento econômico que o país vive, destacando os problemas enfrentados pelos servidores públicos. “É chegado o momento de analisarmos quem realmente está ao lado do trabalhador e quem luta pelos direitos do trabalhador. É o povo quem faz esse país crescer e se desenvolver e acredito que não é retirando direitos que fará o país voltar a crescer economicamente. Precisamos de investimento e não de cortes. O funcionalismo público já está defasado e será ainda mais atingido caso a PEC 06/2019 seja aprovada, e com o serviço público precário quem sofrerá será novamente o povo brasileiro”.

Diretores da Fesmepar e líderes de sindicatos filiados à Fesmepar e a UGT – Paraná também participaram do Congresso que durante os dois dias trouxe  palestras sobre a Previdência Social, com Clemente Lúcio, diretor do Dieese, e sobre a Quarta Revolução Industrial, ministrada pela diretora da Mercedes Benz do Brasil, Luciana Urban. 

O presidente reeleito da UGT Nacional, Ricardo Patah reforçou que a Central é reformista, desde que as mudanças sejam realizadas com base em três pilares: gestão, transparência e igualdade. Disse, ainda, “que devemos defender a capacitação na educação como agente de mudança nesse cenário de mais de 13 milhões de brasileiros desempregados”.

“Estamos vivendo um cenário nefasto desde o impeachment da Dilma. Agora, com a MP 873, que quer tirar os direitos dos trabalhadores e acabar com os sindicatos, está mais grave ainda. Daí a pertinência do congresso neste momento”, disse Ricardo Patah.

Durante as discussões foi aprovado pelos participantes a intensificação dos trabalhos quanto à mobilização nacional programada e convocada pelas Centrais Sindicais para 14 de junho, contra a aprovação da PEC 06/2019 que trata da Reforma da Previdência.

 

ELEIÇÃO

Durante os trabalhos do segundo dia do Congresso (31/5) foi realizada a eleição da Central que reelegeu por unanimidade o presidente Ricardo Patah que atuará na direção da Central pelos próximos quatro anos.

  

Delegação de líderes sindicais do Paraná.

Com chapa única, a reeleição da Diretoria Executiva da UGT tem como membros o presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira reeleito como Secretário do Servidor Público; Marcelo Urbaneja vice-presidente da Fesmepar se mantem como membro da Secretaria de Fomento Institucional, Sonia Maria Marchi diretora de finanças da Fesmepar permanece como membro da pasta de Relações Institucionais e Marilda Aparecida da Silva presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Mamborê (SISMMAM) também permanece como membro da pasta do Servidor Público.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com informações UGT 

Foto: UGT 

News Reporter