Fesmepar marca presença na Conferência Estadual de Saúde da Mulher

Representada pela Conselheira Estadual de Saúde Palmira Rangel, pelo representante da Macroregional Oeste e Coordenador Regional da Fesmepar Leonel Lupatini e pela representante da Macroregional Norte Meire Terezinha de Brito, a Fesmepar participou nesta terça-feira (13), em Curitiba, da Conferência Estadual de Saúde da Mulher, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Paraná.

A Conferência reuniu usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Paraná para discutir assuntos relacionados à saúde da mulher. O principal objetivo dos debates é propor diretrizes para a implementação da Política Estadual e Nacional de Saúde das Mulheres.

Essa é a primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres realizada no Paraná. No Brasil, o evento não acontece há 30 anos. “O Paraná é um estado que me dá muita alegria. A saúde pública aqui é um grande exemplo para o país e esse encontro enfatiza isso ainda mais. Nós, mulheres, já ocupamos todos os espaços da sociedade e nossa saúde deve sim ser tema de debate”, ressalta a Conselheira Nacional de Saúde, Heliana Neves Hemetério dos Santos.

Para a concretização do evento a nível estadual, foram realizadas quatro conferências macrorregionais com as mesmas pautas discutidas por região do Estado. Os temas giram em torno das relações do trabalho com a saúde da mulher, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e a influência na vida das mulheres, a vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e políticas públicas para esse público.

Os encontros aconteceram em Londrina (Macrorregional Norte), Curitiba (Macrorregional Leste), Cascavel (Macrorregional Oeste) e Maringá (Macrorregional Noroeste) em abril deste ano. Além das propostas, durante os eventos também foram eleitos os delegados para a conferência estadual.

A conselheira e representante da Fesmepar, Palmira Rangel, foi eleita delegada na etapa estadual para participar da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontecerá entre 17 e 20 de agosto na cidade de Brasília.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Com informações: Conselho Estadual de Saúde

News Reporter