REFORMA ADMINISTRATIVA: Fesmepar e sindicatos filiados marcam presença no Dia Nacional de Mobilização Contra a PEC32

Esta quarta-feira (18/8) foi mais um dia histórico para o sindicalismo brasileiro, servidores públicos das três esferas se uniram em manifesto contra a PEC32/20, também chamada de Reforma Administrativa, que caso aprovada resultará em um dos maiores retrocessos para o funcionalismo público do país, visto que a Proposta de Emenda à Constituição tem em seu texto a perda da estabilidade dos servidores, o fim dos concursos públicos, o que aumenta os cargos para “apadrinhados” além da redução de investimento em serviços essenciais oferecidos pelo Estado como saúde, segurança e educação.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira destacou o compromisso da entidade em além de representar os sindicatos e servidores, mas também de lutar contra medidas que propõem a precarização do funcionalismo público, pois considera um ataque direto aos servidores e a população.

A PEC32 chega disfarçada de reforma e retira direitos constitucionais dos servidores e de toda a população brasileira, quem mais será prejudicado com a diminuição de investimento são os que mais necessitam de assistência pública da saúde, educação e segurança, que são os principais pilares. Os servidores públicos são essenciais para uma boa administração e manutenção de políticas públicas que promovem a diminuição das desigualdades no país. Mais uma vez estamos unidos e fortes em mais esta luta, que precisa contar com o apoio da população pois a emenda à constituição afetará diretamente a vida do povo brasileiro”, disse.  

Sindicatos de servidores públicos municipais, de professores e profissionais da educação, filiados à Fesmepar, marcaram presença e fortaleceram a luta no movimento realizado nesta quarta-feira em diversos municípios paranaenses.

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES – A diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Marchi, acompanhada da presidente do SISMUCAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capitão Leônidas Marques Terezinha de Oliveira e demais diretores esteve em Cascavel, realizando manifesto contra a PEC32. Também participaram diretores da Intersindical e demais entidades representantes de trabalhadores e servidores públicos.

Representando a Fesmepar, Sonia ainda falou da preocupação da entidade com o futuro dos servidores e dos serviços oferecidos à população.

CAFELÂNDIA – O presidente do SISMUCAF – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cafelândia e diretor adjunto de finanças da Fesmepar, Leonel Lupatini, também mobilizou a base. Durante a semana, o sindicato fez inserção de conteúdo nas redes sociais e rádio local, informando a população dos danos que a Reforma Administrativa trará ao povo brasileiro.

Foram realizadas reuniões com os vereadores e com o prefeito, panfletagem por toda a cidade, além do trabalho efetivo de conscientização que o SISMUCAF vem realizando diariamente.

FRANCISCO ALVES – A presidente do  SINDISFA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Francisco Alves, Verônica Maria de Souza Constâncio, se reuniu com os vereadores na Câmara Municipal para pedir apoio contra a PEC32, além de solicitar que os vereadores entrem em contato com os deputados federais para conscientizá-los a votarem contra a Reforma Administrativa, que sucateia o funcionalismo público brasileiro

MAMBORÊ – O presidente do SISMMAM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê e secretário de organização e política sindical da Fesmepar, Edilson de Lima Glovienka, se reuniu com os vereadores do município e fez a entrega do Manifesto Nacional das Centrais Sindicais contra a PEC32, elaborado durante o Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público.

Edilson foi entrevistado na Rádio T, também em Mamborê e aproveitou o espaço para esclarecer a população sobre as principais medidas que entrarão em vigor caso a PEC32 seja aprovada.

PÉROLA – O SINDIPER-  Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Pérola se reuniu nesta semana com vereadores do município para expor os prejuízos que a PEC32 trarão para os servidores públicos e para os serviços prestados à população.

A presidente do sindicato e secretária da mulher da Fesmepar, Marta dos Santos, usou a oportunidade para cobrar dos vereadores e da população que se comprometam com esta luta na defesa do funcionalismo público.

DIAMANTE D’OESTE – O presidente do SISMUDI – Sindicato dos Servidores Municipais de Diamante D’Oeste e secretário-geral da Fesmepar, Marcos Aurélio Mocellin, se reuniu com os vereadores e com o prefeito, para alertar sobre as consequências que a PEC 32 trará para o serviço publico caso seja aprovada.

Marcos pediu o apoio dos vereadores para que conversem com os deputados estatuais e principalmente os deputados federais para que não aprovem PEC 32.

TEIXEIRA SOARES – O SINTEXS – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teixeira Soares mobilizou a base com cartazes e panfletos, informando sobre as alterações que a PEC32 trará aos servidores e á vida da população, caso seja aprovada.

NOVA PRATA DO IGUAÇU – O SINDPRATA-  Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Nova Prata do Iguaçu mobilizou os servidores com cartazes nos locais de trabalho levando informação e expondo os principais pontos da Reforma Administrativa destacando os impactos à vida dos servidores públicos.

 MARECHAL CÂNDIDO RONDON – O presidente do SINSEMAR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Cândido Rondon e vice-presidente da Fesmepar Fernando Hubner se reuniu com os deputados federais Rubens Bueno e Zeca Dirceu, que se mostraram contrários a aprovação da PEC32. O SINSEMAR também se reuniu com vereadores e, por videoconferência, com o prefeito Marcio Rauber para pedir apoio contra a Reforma Administrativa.

Fernando foi entrevistado no Portal Rondon para esclarecer os servidores e alertar a população quanto à retirada de direitos dos servidores e da precarização dos serviços públicos.

O SINSEMAR ainda realizou panfletagem, se unindo ao Dia Nacional de Luta Contra a PEC32/20.

APUCARANA – O SINDSPA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana fez panfletagem para informar e mobilizar os servidores.

News Reporter