Fesmepar e sindicatos filiados marcam presença na live do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público

Diretores da Fesmepar e de sindicatos de servidores públicos municipais filiados à entidade marcaram presença na live do Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, realizada nesta quarta-feira (24/3), organizada pelo Movimento Basta!.

O movimento virtual que foi transmitido pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE e retransmitido pela página oficial da Fesmepar, reuniu lideranças sindicais do setor público de todo o país, além de parlamentares e especialistas que apresentaram os danos e retrocessos ao funcionalismo público caudados pelas Pec’s 186 e 32.
                                   

TEMAS EM DESTAQUE

Agenda contraditória – Os participantes denunciaram que os representantes do capital financeiro, que dominam a agenda política/econômica do país, não necessitam do Estado para ter suas necessidades de saúde, educação e segurança atendidas. Descolados da realidade nacional, tocam uma agenda de retrocessos – travestidos de “reformas” – que desampara o cidadão comum de serviços indispensáveis à plena cidadania. O argumento de que as receitas do governo não permitem investimentos , mesmo em tempos de calamidade sanitária e social, se depara com contradições inexplicáveis, como a doação de 1 trilhão e duzentos bilhões de reais aos bancos, sem contrapartida para a abertura de linhas de crédito com juros reduzidos para as micro, pequenas e médias empresas, maiores empregadores do país.  

Modelo político/econômico fracassado – As lideranças sindicais e parlamentares alertaram que, condicionar a continuidade do necessário Auxílio Emergencial, de caráter provisório, à redução permanente dos investimentos no setor público, está em desalinho com todas as medidas adotadas pelos países desenvolvidos que estão superando as “chagas” sociais e econômicas da pandemia. A queda no ranking dos maiores PIB’s do mundo, da 9ª posição para a 12ª, revela o fracasso de tocar uma agenda que reduz a atribuições do Estado como fomentador do bem-estar social ao cidadão brasileiro.

Estabilidade dos servidores – A retirada da estabilidade dos servidores no texto da PEC 32 – avaliaram – “atende a interesses escusos”; submetendo o trabalhador do setor público a uma condição de submissão ao governo de ocasião, o impedido de denunciar desvios e desmandos da administração pública, sob pena de ser desligado de seu cargo apenas por contrariar os interesses classe política eleita, muitas vezes descolados dos interesses da população contribuinte.

Modelo tributário gerador de desigualdades – Os participantes também denunciaram que a necessária mudança do modelo tributário regressivo, característico do país, está sendo negligenciada na esteira de reformas que retiram direitos trabalhistas, reduz o financiamento dos serviços públicos, favorecendo um cenário de desvalorização salarial, ampliação do desemprego resultante da queda do consumo das famílias e de queda na arrecadação tributária que, no Brasil, tem maior incidência nas rendas do trabalho e na comercialização de produtos e serviços. Este modelo, alertaram, fomenta um clima de recessão permanente, afastando o país de alternativas concretas para a superação da crise econômica e social que atravessa.

Falácia retórica – O Brasil tem 12% de trabalhadores ocupando cargos nos setor público. Para efeito  de comparação, entre os países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), essa média é de 20%. Sob qualquer modelo de comparação, a quantidade de servidores públicos brasileiros é insuficiente para atender as necessidades da população contribuinte. O argumento de que o Estado brasileiro está “inchado”, é “mal intencionado e falacioso”, denunciaram.


Lançamento do livro Rumo ao Estado Necessário

Elementos do livro “Rumo ao Estado Necessário, patrocinado pela Frente Servir Brasil e pelo Fonacate, foram apresentados na Live. O material, repleto de subsídios técnicos que descontroem a legitimidade da agenda política/econômica do governo, será distribuído a todos os parlamentares do Congresso Nacional, ofertando informação de qualidade a deputados e senadores, subsidiando-os para as melhores alternativas para o enfrentamento da crise.


Post: Elizabeth Novaes
Com informações: Secom/CSPB 

News Reporter