Fesmepar discute o atual cenário político-sindical no Encontro de Sindicatos da Região Metropolitana

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (21) o Encontro de Sindicatos da Região Metropolitana, que reuniu diretores de sindicatos filiados de toda a região, para discutir o atual cenário político-sindical paranaense.

O Encontro aconteceu na sede da Fesmepar, em Curitiba e debateu os principais desafios enfrentados pelas diretorias sindicais após a aprovação e vigência da reforma trabalhista (Lei 13.467/17), além de exposição sobre casos já enfrentados pelos sindicatos ao decorrer da administração.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou sobre as mudanças e sobre as arbitrariedades cometidas contra o movimento sindical. “A Reforma Trabalhista alterou mais de 100 itens da CLT, e criou impasses para dificultar o trabalho do movimento sindical. O fim da contribuição sindical foi um dos grandes ataques, como tentativa de enfraquecer o movimento sindical. Infelizmente, algumas prefeituras já começaram a implantar as medidas, agora precisamos unir forças e elaborar um plano de ação que minimize os problemas já causados e que evitem os que serão gerados.”

Luiz ainda destacou a importância das discussões junto às prefeituras para se chegar em um acordo que seja benéfico a todos. “Hoje mais que nunca, precisamos nos fortalecer e levar a prefeitura as reais necessidades dos servidores neste momento de crise econômica e política. A diretoria do sindicato deve buscar o diálogo junto a administração pública em busca de um reajuste salarial que seja justo aos servidores”, completou.

Também foram debatidas questões pontuais de cada município, trazidas pelos diretores. O fim da contribuição sindical foi amplamente debatido entre os diretores sindicais que buscam o entendimento sobre os reais danos que a aprovação da reforma trabalhista já está trazendo aos servidores paranaenses.

O Encontro de Sindicatos é realizado em todas as regiões do Paraná, levantando questionamento e buscando alternativas frente aos novos desafios impostos aos servidores públicos brasileiros.

Também participaram do evento a diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, o assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle e diretores de sindicatos de servidores municipais de Colombo, Piraquara, Campo Largo, Cerro Azul; Lapa; Paranaguá, Sindicato do Magistério de Mandirituba; além do presidente da SECOMED -Sindicato Dos Empregados em Cooperativas de Serviços Médicos do  Paraná Rogério Kormann; e os diretores da UGT- Paraná Marcio Costa e Joel Martins Ribeiro.

Encontro de Sindicatos da Região Metropolitana reuniu diretores e líderes sindicais que debateram os principais desafios enfrentados pelo sindicalismo paranaense após a aprovação da reforma trabalhista.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter