ENCONTRO DE MULHERES

Com iniciativa da FESMEPAR e em parceria com a  UGT OESTE, foi realizado com grande sucesso, sob a Coordenação da diretora da FESMEPAR Sonia Maria Marchi e da Secretária da Mulher da UGT OESTE Joana Martins Bortoti Murineli, no dia 22 de maio no Hotel Copas Verde em Cascavel – Pr o “Encontro de Mulheres” da FESMEPAR e UGT OESTE, reuniu mais de 150  mulheres do Paraná e teve como objetivo capacitar e formar mulheres em sua ascensão no trabalho, na organização sindical, política e na sociedade.

A mesa solene contou com a presença do Presidente da FESMEPAR Luiz Carlos Silva de Oliveira, Presidente da UGT OESTE Antonio Vieira Martins, Secretária da Mulher da UGT OESTE Joana Martins Bortoti Murineli, Secretária da Mulher da UGT Paraná Elizabete Madrona, Secretária da UGT Paraná Iara Freire, Secretário Nacional da UGT PARA A REGIÃO SUL Gladir Basso, Presidente da Câmara de vereadores de Cascavel, Marcio  Pacheco,  representando a Prefeitura de Cascavel a secretária da Assistência Social Suzana Medeiros Dal Molin,  Secretária da Juventude da UGT Paraná Rosemary   Ferreira e  Sonia Maria Marchi diretora da FESMEPAR.

Joana Murineli secretária da mulher da UGT Oeste frisou que as mulheres tem conquistado espaços importante  na sociedade, porém, ainda não são tratadas e respeitadas com igualdade no mundo do trabalho, na politica e em termos salariais.

Sonia Maria Marchi, diretora da Fesmepar, falou da satisfação em poder realizar Evento voltado para mulheres trabalhadoras, contribuindo para a construção da igualdade entre homens e mulheres no mundo. “Estamos fazendo uma pequena parte de tudo que deve ser feito pelo respeito  e igualdade de oportunidades.

Antonio Vieria Martins presidente da UGT OESTE falou da importância do encontro, “a mulher tem que conquistar seu espaço, ela tem que ir a luta!”

Luiz Carlos presidente da Fesmepar salientou que este encontro de mulheres é de grande importância. “A mulher esta presente em todos os segmentos e lutas que movem a sociedade, mas ainda não tem o valor que merece, precisamos mudar esta realidade.” Lembrou ainda  dos absurdos que estão sendo cometidos contra as mulheres no mundo todo, em especial nesse momento às jovens nigerianas.

O conteúdo das palestras e debates foi elogiado pelas participantes que tiveram a oportunidade de ouvir as diversas experiências sindicais, partidárias e comunitárias; e a importância do papel das mulheres como protagonistas na construção de uma sociedade justa e igualitária. No período da manhã, a ex-vereadora e profissional de enfermagem Maria Goretti David Lopes, de Curitiba (PR), palestrou sobre a participação das mulheres no mundo do trabalho. À tarde a advogada e ativista dos direitos das mulheres, Cláudia Patrícia de Luna Silva, de São Paulo (SP), falou sobre o assédio moral no ambiente de trabalho; e para finalizar, Maria Salete Cross, de Chapecó (SC), abordou questões relacionadas especificamente à saúde das mulheres. “A jornalista, radialista e apresentadora de TV Olga Bongiovanni marcou presença parabenizando a iniciativa em debater temas tão relevantes às mulheres. “A mulher  deve  ocupar espaço em todas as áreas. Não há mais redutos exclusivamente masculinos. Nós devemos nos impor ativamente participando da sociedade, principalmente no campo político.”

 

Ao final do encontro  foi aprovada uma moção de apoio às jovens sequestradas pelas milícias na Nigéria, e que além de estarem sofrendo constantes abusos sexuais, estão servindo de ‘moeda de barganha’, entre os rebeldes e o governo nigeriano. O texto final será encaminhado à secretaria nacional da Mulher da UGT para ser entregue aos deputados  federais e senadores e à Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília.

A diretora da FESMEPAR Sonia Marchi encerrou o evento agradecendo a presença de todos, finalizando: “As mulheres representam o ícone na evolução da sociedade, pois com ternura e firmeza vão conquistar o espaço a que tem direito”.

IMG_1919

Sônia Marchi, idealizadora desse 1º Encontro de Mulheres da região oeste paranaense.

IMG_1915

Joana Martins Bortoti Murineli Secretária da mulher Regional Geste – PR.

IMG_1964

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira, encaminhou a moção de apoio às mulheres nigerianas.

IMG_1949

O presidente da UGT-Oeste, Antonio Vieira Martins.

IMG_2089

Maria Salete Cross abordou questões relacionadas especificamente à saúde das mulheres.

IMG_2068

A advogada  Cláudia Patrícia de Luna Silva falou sobre assédio moral no ambiente de trabalho.

IMG_1975

Maria Goretti David Lopes palestrou sobre a participação das mulheres no mundo do trabalho.

IMG_2083

Olga Bongiovanni, jornalista, radialista e apresentadora de TV.

Fotos:  Mario de Gomes / João Riedlinger

 

News Reporter

Deixe uma resposta