Em Assembleia Geral Ordinária, sindicatos filiados aprovam por unanimidade a Prestação de Contas da Fesmepar

A Assembleia  contou com a presença de representantes sindicais associados de todo o Paraná que discutiram e aprovaram por unanimidade o balanço financeiro.

 

A Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais do Paraná- Fesmepar realizou nesta sexta- feira (2/6) Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas, referente ao período de junho de 2016 a junho de 2017.

Realizada na sede da Fesmepar em Curitiba, a Assembleia contou com a presença de mais de 70 diretores dos sindicatos filiados a Fesmepar, que acompanharam a apresentação do balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2016, que foi  exposto pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle. Os dados foram exibidos em relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Os diretores da Fesmepar responsáveis pelo Conselho Fiscal, Lides Marques Martins e Marcos Aurélio Mocellin, também participaram da apresentação dos dados.

Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

O assessor Contábil da Fesmepar Jair Anderle, e membros do Conselho Fiscal, apresentaram detalhadamente os dados do balanço financeiro.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos os diretores sindicais lembrando que, “A prestação de contas é muito importante, pois esclarece e expõe aos filiados todo o trabalho realizado durante o ano. A Fesmepar faz questão de ser transparente em expor estes dados. Este é o momento não só de mostrarmos dados, mas também de mostrar o desenvolvimento da federação, que é construída dia a dia junto aos nossos filiados, que confiam no trabalho da diretoria e estão junto conosco nesta caminhada”.

Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, fala do compromisso da Fesmepar na transparência dos dados contábeis.

A diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi, lembrou que os recursos da Fesmepar são utilizados com responsabilidade e visam fortalecer a luta dos servidores municipais e estaduais do Paraná. “Com muito respeito, a Fesmepar está sempre na luta pela valorização dos servidores, os nossos recursos são utilizados com muita seriedade na construção do movimento sindical forte e atuante no Paraná, lutando pelo reconhecimento e fortalecimento dos servidores públicos” disse.

Diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, destaca a responsabilidade com que a Fesmepar trabalha, em busca do fortalecimento do movimento sindical no Paraná.

 

Sonia ainda apresentou o relatório de trabalho realizado pela Fesmepar junto aos sindicatos e servidores do estado durante o último ano (junho 2016 a junho de 2017).

Jurídico

O assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle destacou a importância da regularização sindical junto ao MTE. “A legalização e regularização da documentação sindical deve ser prioridade na administração das entidades. A regularização é essencial para que o corpo jurídico consiga trabalhar em prol do sindicato”, disse.

O presidente da Fesmepar, lembrou que somente a personalidade jurídica não garante a legalidade do sindicato junto ao Ministério do Trabalho. “A formalização do CNPJ do sindicato é sim muito importante, porem, ele não garante a personalidade sindical, portanto, o sindicato deve estar em dia com a regulamentação dos documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho para que tenha o ser registro e para que ele seja válido”.

 

Assessor jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle.

Em meio às apresentações de cada um dos sindicatos presentes, o presidente do Sigmuc- Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba, Luiz Vecchi, expôs aos demais diretores à luta do Sigmuc contra medidas severas colocadas em votação pela prefeitura de Curitiba.

“O Sugmuc representa hoje 1500 servidores da Guarda Municipal de Curitiba, e nós estamos com uma batalha muito grande em defesa do serviço público municipal na nossa cidade. A prefeitura de Curitiba congelou todos os Planos de cargos e carreira do serviço público municipal e até a data base, nós não temos nem a  previsão de quando receber”.

O Sigmuc conseguiu derrubar o Interdito Probatório que impedia o sindicato de acompanhar a tramitação do projeto dentro da Câmara de Curitiba. “Dentro dessas lutas, peço o apoio da Fesmepar e dos sindicatos que compõem a federação, para nos unirmos, e fortalecermos esse trabalho, que se tornou uma verdadeira batalha em defesa do servidor curitibano. Nós não somos contra o ajuste fiscal, somos contra a maldade colocada nele. Não é justo o servidor ser prejudicado em relação a má gestão colocada pela gestão”.

 

Presidente do Sigmuc, Luiz Vecchi.

O “Plano de Recuperação de Curitiba” que reúne 12 medidas de ajuste fiscal sob a justificativa de conter a crise econômica na cidade.

 

Reforma Previdenciária e Trabalhista

O presidente da Fesmepar, também destacou o trabalho que a Fesmepar vem desenvolvendo contra as reformas propostas pelo governo federal, que atacam e prejudicam diretamente o servidor público, além do risco do enfraquecimento do movimento sindical no Brasil.

“A Reforma Trabalhista dá a ilusão de o trabalhador negociar diretamente com o patrão, e nós sabemos que isso na prática não acontece, esse projeto retira a representatividade sindical, e tenta diminuir a nossa força na luta pelos direitos dos trabalhadores”.

 

“A nossa caminhada ainda será longa conta a aprovação dessas medidas austeras, mas não vamos desistir, e contamos com todos os sindicatos filiados, para que consigamos manter a seguridade social do povo brasileiro”, disse luiz.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

 

[button link=”http://fesmepar.org.br/v2/gallery/assembleia-geral-ordinaria-prestacao-de-contas-2-de-junho-de-2017/” icon=”Select a Icon” side=”left” target=”” color=”b70900″ textcolor=”ffffff”]Galeria de imagens[/button]

News Reporter