Em Assembleia Geral Ordinária, sindicatos filiados aprovam a Prestação de Contas da Fesmepar

A Fesmepar realizou nesta quinta-feira (16/5) Assembleia Geral Ordinária, que apresentou balanço financeiro referente ao ano de 2018, além de relatório de trabalho do período de maio de 2018 a maio de 2019.

A Secretária Geral da Fesmepar, Ezalda Glair Drehmer de Lara, fez a leitura do Edital de Convocação, conforme veiculado, e deu início aos trabalhos de apresentação dos itens pautados.

Secretária Geral da Fesmepar, Ezalda Glair Drehmer de Lara.

Durante a apresentação, o Presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, agradeceu a presença de todos os representantes dos sindicatos e destacou que a luta dos sindicatos neste momento de instabilidade econômica deve ser ainda mais intensa, embora existam cada vez mais obstáculos sendo criados. “O trabalho do sindicalismo hoje é não somente fortalecer os trabalhadores, mas também lutar para manter os direitos já adquiridos que estão correndo risco de serem cortadas com a aprovação da Reforma da Previdência e com as outras ditas “reformas” que já foram aprovadas, e completou; “precisamos nos manter unidos em busca de diálogo e de soluções que não permitam a retirada dos direitos do povo brasileiro”.

Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira.

A Diretora de Finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi fez a apresentação dos trabalhos realizados junto aos sindicatos durante o período de maio de 2018 a maio de 2019. Foram expostas reuniões, palestras, encontros de sindicatos, manifestos e discussões realizadas pela Fesmepar e pelos sindicatos filiados.

Diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi.

Em seguida, os diretores dos sindicatos filiados a Fesmepar acompanharam a apresentação do balanço financeiro e patrimonial referente ao ano de 2018, que foi exposto pelo Assessor Contábil da Fesmepar, Jair Anderle. Os dados foram exibidos em relatório detalhado das custas e rendimentos da entidade. Aberto para discussão, o balanço financeiro foi aprovado por unanimidade dos votos.

Luiz Carlos ainda destacou o trabalho da Fesmepar no controle dos gastos, priorizando as atividades essenciais para o funcionamento da entidade. “Com transparência, priorizamos os serviços essenciais sem gerar prejuízos ao trabalho desenvolvido pela Fesmepar em benefício dos sindicatos de servidores. É preciso ter responsabilidade para gerir as entidades neste momento de instabilidade econômica e política que o país vive”.

Durante as discussões, diretores puderam expor os casos particulares de seus municípios, como alterações nos planos de cargos e salários e a dificuldade que os sindicatos com menor número de servidores já estão sofrendo sem o desconto da contribuição sindical.

JURÍDICO

O Assessor Jurídico da Fesmepar, Aquile Anderle, destacou algumas das ações realizadas pelo corpo jurídico da federação em relação a Reforma Trabalhista, que entre muitas alterações, cancelou o desconto da contribuição sindical, que enfraquece o trabalho e as atividades dos sindicatos.

Assessor Jurídico da Fesmepar Aquile Anderle.

Entramos com várias ações e fizemos o nosso trabalho” (…) “se nós não formos atrás e brigarmos pelo direito da contribuição sindical, a defesa dos trabalhadores vai diminuir cada vez mais, e já está enfraquecida. Nosso trabalho é manter essa luta pra não deixarmos que essa medida acabe com os sindicatos, que nós sabemos que são o que realmente defende o trabalhador” frisou.

Também estiveram presentes o vice-presidente da Fesmepar e presidente do Sindserv-Londrina Marcelo Urbaneja, os diretores e membros do conselho fiscal Fernando Aloisio Hubner, Edilson Glovienka,  Marta dos Santos,  Marcos Aurélio Mocellin e os coordenadores Leonel Lupatini e Anderson Sversute; além de diretores e líderes sindicais de sindicatos filiados à Fesmepar de todas as regiões  do Paraná.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959