Diretores da Fesmepar reúnem-se com a base sindical do litoral paranaense 
Foto: Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranaguá – SISMUP
 
 
As reuniões foram realizadas com diretores e assessoria jurídica dos sindicatos de servidores municipais de Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná. 
 
Nesta quinta-feira (1º/2), diretores da Fesmepar reuniram-se com representantes dos sindicatos de servidores do litoral do Paraná para tratar sobre questões administrativas e jurídicas.
 
Em Paranaguá a reunião foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISMUP, com a presença da presidente Janete Passos; vice-presidente Silvano Fernandes e da tesoureira Anaclete Magno.
 
presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira aproveitou o momento para parabenizar a diretoria do SISMUP pelo trabalho realizado no município, além de reforçar que a Fesmepar está à disposição para auxiliar nas negociações com a administração municipal. 
 
Também foram discutidas questões como o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem (Lei 14.581/23) e Piso Nacional do Magistério.
 
Ainda em Paranaguá os trabalhos iniciaram-se com reunião jurídica com o advogado David Alves de Araújo Junior, que é assessor jurídico dos sindicatos de Pontal do Paraná (SINPONTAL) e Paranaguá (SISMUP). O assessor jurídico da Fesmepar Aquile Anderle falou sobre questões relacionadas a tramitação de processos judiciais além de trocar experiências jurídicas. 
 
 
 
Já em Pontal do Paraná, os diretores visitaram a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINPONTAL) e foram recebidos pela presidente Flávia de Souza e pela secretária geral Patrícia Nascimento. Além de assuntos relacionados à administração sindical, também foi abordada a importância do Registro Sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
 
diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi, frisou que (…) “é muito importante que os sindicatos tenham Registro Sindical e estejam em dia com a documentação perante os órgãos oficiais para que tenham mais força na luta sindical”, disse.
 
Em Guaratuba a reunião foi realizada com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SISMUG, que receberam a Fesmepar para conversa administrativa e jurídica. O presidente do SISMUG Sérgio Luiz da Luz repassou à Fesmepar as atuais demandas dos servidores municipais e esclareceu dúvidas quanto a atualização cadastral do sindicato junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
 
O presidente da Fesmepar frisou que a Fesmepar está presente em todas as regiões do Paraná, buscando auxiliar os diretores sindicais em questões administrativas e jurídicas em busca do fortalecimento da base representativa.
 
A Fesmepar possui hoje uma base de sindicatos de servidores muito forte e atuante, graças ao empenho e dedicação dos diretores dos sindicatos, e da própria federação, que sempre estão buscando por melhorias, negociando junto as administrações municipais e buscando conhecimento para atender os servidores nas demandas. Saliento que a diretoria da Fesmepar está sempre aberta e disposta ao diálogo junto aos sindicatos, buscando assim o crescimento nas somente da federação, mas dos próprios sindicatos”, disse Luiz Carlos. 
 
Representando os servidores, Luiz Carlos Silva de Oliveira é membro do Grupo de Trabalho Interministerial  que é formado pelas das Centrais Sindicais e representantes do Governo Federal para discutir e elaborar o texto do projeto que visa regulamentar a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece princípios e garantias para a organização sindical no serviço público com pautas como o direito de greve; a negociação coletiva e a liberação de dirigentes para exercício da atividade sindical.
 
Essa foi a primeira etapa de reuniões sindicais prevista para o primeiro semestre de 2024, que ainda visitará outras regiões da base de filiados da Fesmepar no Paraná.
 
Post: Elizabeth Novaes – Mtb |PR 10.959
News Reporter