DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: Presidente da Fesmepar faz reflexão sobre o cenário sindical atual

Neste dia em que comemoramos o Dia do Servidor Público, o presidente da Fesmepar tem um recado importante pra você!

Hoje, comemoramos no Brasil o Dia do Servidor Público, e eu aproveito para chamar a atenção de servidoras e servidores públicos para a real situação que estamos passando em nosso país.

Não é de hoje que o Brasil vem passando por muitas mudanças econômicas e políticas que possuem grande impacto social no dia-a-dia do povo brasileiro. Mas, o que quero lembrar com isso é que todo cidadão tem sua parcela de responsabilidade nisso. Sejam nos acontecimentos bons ou ruins.

A responsabilidade do cidadão é muito grande, principalmente quando vai às urnas escolher os nossos representantes das esferas municipais, estaduais e federal. E podemos ver os resultados em novas leis, alterações na Constituição Federal e tantos outros casos de mudanças geradas pelos administradores da “caixa pública”.

Recentemente foi aprovada a reforma da Previdência Social, que com o pretexto de adequar o sistema previdenciário aos novos índices de previsão de vida do brasileiro, corta direitos já conquistados dos trabalhadores, tanto da iniciativa pública quanto privada, assim como a já aprovada e em vigor Reforma Trabalhista que, em mais um ataque a organização sindical, extinguiu a contribuição sindical em uma tentativa de enfraquecer a representação dos trabalhadores. Mas não nos calarão!

Muitos percalços temos enfrentado, Lei da Terceirização Irrestrita que permite uma série de abusos aos trabalhadores, ataques já anunciados, e no caso dos servidores estaduais do Paraná já aprovado o fim da Licença Prêmio, que consequentemente, acabará refletindo também aos servidores municipais, Reforma Sindical que impõe moldes que restringem o trabalho das Centrais, Federações e sindicatos, e o não cumprimento da Convenção 151 aprovada pela OIT em 1978, que garante o “Direito de Sindicalização e Relações de Trabalho na Administração Pública”, trata das relações de trabalho, da liberdade sindical e da negociação coletiva no setor público, e mais recentemente, a declaração do governo federal afirmando que o servidor público não terá mais Plano de Carreira. Estes e tantos outros são ataques severos ao povo que tanto luta e que faz o nosso país prosperar. É o povo que trabalha de sol a sol, portanto, é o povo que merece ser valorizado e ter reconhecida a sua importância para o desenvolvimento do país.

Então neste dia 28 de outubro, chamo a atenção de todos servidores para repensarmos se temos mesmo o que comemorar, pois é chegado o momento de lutar!

Acredito que, mais do que nunca, este é o momento em que nós servidores devemos manter a unicidade e externarmos a importância do trabalho que o funcionalismo público exerce ao Brasil. São os servidores públicos que auxiliam nas mais diversas atividades que fazem o nosso país crescer. É prestando um bom serviço nos postos de saúde, repartições, escolas, no asseio e conservação e na segurança que o servidor se mostra essencial a vida de todo cidadão.

Assim, desejo a todos os servidores públicos municipais, estaduais e federais que o dia seja de reflexão. Claro que devemos comemorar as grandes conquistas vindas de muita luta e dedicação, mas também precisamos repensar no país que queremos e no futuro que almejamos construir para o bem comum!

Curitiba, 28 de outubro de 2019

Luiz Carlos Silva de Oliveira

Presidente – Fesmepar

News Reporter