Curitiba entra em bandeira vermelha pela segunda vez

Curitiba entrou em bandeira vermelha pela segunda vez desde o início da pandemia de Covid-19. As medidas iniciaram neste sábado (29) e seguem até 9 de junho. A capital estava em bandeira laranja desde 5 de abril, há mais de 50 dias. Antes disso, ficou 23 dias em bandeira vermelha.

Segundo a prefeitura, as medidas previstas no decreto de bandeira vermelha têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas na cidade e, assim, diminuir a disseminação do vírus entre a população. Curitiba tem hoje cerca de 10 mil pessoas com vírus ativo.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, disse que o crescimento da curva começou em cima de uma base já elevada de ocupação de leitos.

Atividades comerciais não essenciais e lojas de material de construção podem funcionar apenas com atendimento no sistema delivery e drive thru; shopping centers, galerias e centros comerciais, além das lojas de plantas, apenas na modalidade delivery; já restaurantes e lanchonetes de rua, com delivery, drive-thru e retirada em balcão. A comercialização de alimentos de lojas de shoppings ou galerias podem operar todos os dias da semana, mas apenas por meio de delivery.

Supermercados, mercearias, distribuidoras de bebidas, açougue, feiras livres, podem funcionar com atendimento presencial de segunda à sábado, das 7 às 20 horas. No domingo, apenas com delivery.

Além de estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais e bares, casas noturnas e similares, estão proibidos de funcionar espaços de prática de atividades esportivas individuais e coletivas, localizados em praças e demais bens públicos ou privados, estendida a vedação às academias, clubes sociais e desportivos, condomínios e áreas residenciais.

Os ônibus devem circular com até 50% de sua capacidade de passageiros. A circulação de pessoas nas ruas fica restrita entre as 21 e as 5 horas e está vedado o consumo de bebidas alcoólica s em vias públicas.
Márcia Huçulak pediu a compreensão e ajuda da população.

Fonte: CBN Curitiba

News Reporter