Com representantes de mais de 100 sindicatos, servidores discutem a Reforma Trabalhista no “Encontro Nacional dos Servidores Públicos”

Servidores públicos municipais e estaduais do Paraná participaram nesta quinta-feira (21/3) do Encontro Nacional de Servidores, realizado pela Fesmepar em parceria com a UGT-Nacional e UGT PARANÁ, e se posicionaram contrários à aprovação da PEC 06/2019- Reforma da Previdência.

Realizado na sede da Fesmepar, em Curitiba, mais de 50 líderes sindicais que representaram cerca de 150 sindicatos de servidores públicos de todo o Paraná acompanharam as palestras e debateram os principais pontos propostos no texto da Reforma da previdência apresentado pelo governo federal.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, deu as boas vindas a todos e contextualizou todas as perdas que os trabalhadores brasileiros vem sofrendo, desde 2016. “A Reforma da Previdência vem como mais um forte ataque aos trabalhadores, e mais uma vez os servidores públicos serão atingidos pelas graves alterações previstas na PEC 06. Desde 2016 quando o país começou a passar por essa grave crise política, já foram várias alterações nos direitos do povo, como a PEC do Teto dos Gastos, que congelou os investimentos e irá sucatear todo o funcionalismo público, a Reforma Trabalhista que foi criada com o intuito de enfraquecer o sindicalismo, a aprovação da terceirização irrestrita, que visa somente o lucro e não pensa no trabalhador. Enfim, são muitas alterações que nos preocupam e nos impõem um posicionamento firme em defesa dos servidores” disse.

 

O presidente da UGT PARANÁ, Paulo Rossi saudou a todos e frisou que a UGT Nacional e a UGT Paraná possuem um compromisso com os servidores públicos assim como com todos os trabalhadores que representa. “Hoje estamos aqui junto com o nosso presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah para conversarmos e debatermos a proposta da Reforma da Previdência e eu quero novamente reafirmar a nossa luta em defesa do trabalhador” (…).

PALESTRAS

O presidente da UGT- NACIONAL Ricardo Patah ministrou a palestra “A nova Previdência e a MP873/2019: Ações da UGT em defesa dos trabalhadores público e privado”, que abordou os principais pontos da Reforma da Previdência.

Ricardo Patah falou sobre justiça social, frisando que a UGT trabalha com a defesa de quatro “pilares”; igualdade, gestão, transparência e equidade.  Patah ainda falou sobre a posição da UGT quanto ao texto da Reforma da Previdência “Nós não temos uma posição final, o que nós temos são os pilares que nos norteiam nos trabalhos e discussões”(…)

Patah também falou sobre a Medida Provisória 873/2019 que determina que o pagamento da contribuição sindical seja feito por boleto bancário previamente requerido e autorizado. A medida ainda acaba com a possibilidade de a restituição do desconto da contribuição sindical ser decidida nas negociações coletivas ou assembleias gerais das categorias.

Esta medida mostra a cara do governo no sentido de acabar com o movimento sindical” disse Ricardo Patah.

 

O Advogado Trabalhista e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/Paraná Doutor Sandro Lunard, ministrou a palestra “Os servidores públicos e os desafios do sindicalismo contemporâneo”, que abordou as várias mudanças e entraves que o sindicalismo brasileiro vem sofrendo.

 

Também participaram do Encontro diretores e coordenadores da Fesmepar, o Secretário da Justiça, Trabalho e Família do Paraná Eder Colaço, o Presidente da FECEP Leocides Fornazza, o Secretária Geral da UGT Paraná que também representou a FEEB – Federação dos Bancários Iara Freire, o Secretário de Comunicação da UGT Paraná João Riedlinger além de diretores e líderes sindicais do funcionalismo público de todo o Paraná.

  

 

 

 

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter