COLOMBO: Fesmepar e Sismucol participam da primeira reunião do Comitê Municipal de Estudo e Planejamento para o retorno às aulas presenciais

O presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira juntamente a presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Colombo – SISMUCOL Vani Gomes Rodrigues da Silva e da diretora também do SISMUCOL Rosalda Thomas, participou nesta quinta-feira (22/10) da primeira reunião do Comitê Municipal de Estudo e Planejamento para o retorno às aulas presenciais no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba,

A reunião foi realizada na sede da prefeitura na Regional Maracanã e contou com a participação de entidades representativas de servidores, profissionais da educação municipal de Colombo, estadual e educação particular assim como dos órgãos de saúde.

As aulas nas instituições de ensino da rede pública e privada foram suspensas por tempo indeterminado em 20 de março de 2020 em decorrência do Decreto nº4230, como forma de reduzir o contato entre as pessoas e como contenção da propagação do vírus COVID19.

O Comitê foi estabelecido no último dia 13 (outubro) pela prefeitura por meio do Decreto nº067/2020 e possui caráter consultivo e deliberativo, com o objetivo de estabelecer dentro das normas sanitárias vigentes, a avaliação da possibilidade do retorno às aulas presenciais. O decreto não estabelece datas ou previsão da volta às aulas.

Durante a reunião foi apresentado o desenvolvimento das ações educacionais municipais no período de pandemia; a situação epidemiológica em Colombo e no Paraná; estudos relacionados á saúde e a educação além de apresentação de informações colhidas pelos membros do Comitê.

Em pesquisa realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo – APMC com 550 pais de crianças e jovens em idade escolar de Colombo, foi constatado que 91,3% não enviaria o estudante para a escola caso o retorno fosse imediato em 2020, e 95,9% dos entrevistados consideram que o melhor momento para o retorno em 2021.

O tema foi amplamente debatido entre os representantes que decidiram, por hora, pela permanência da suspensão das aulas e que novas datas para discussão e análise dos dados sobre o quadro de contaminação com o COVID19 serão agendadas pelo Comitê.

O posicionamento da Fesmepar é que neste momento, é mais seguro a saúde dos alunos e comunidade que se mantenha a suspensão das aulas até que existam condições de um retorno seguro, sem risco de contaminação com o vírus COVID19.

São membros do Comitê o SISMUCOL; a Secretária Municipal de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin; representantes das Escolas da Rede Estadual, Escolas Municipais, Escolas Particulares, Centros Municipais de Educação Infantil, Educação Especial Inclusiva, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Governo, Secretária de Administração, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Colombo – APMC e de grupos de pais de alunos.

Post: Elizabeth Novaes

News Reporter