CENTENÁRIO DA OIT: Fesmepar participa das discussões em torno da liberdade sindical

Diretores da Fesmepar participaram do 4º dia do seminário que comemora os 100 anos de atuação da OIT – Organização Internacional do Trabalho, denominado “O Centenário da OIT e o Futuro do Trabalho”.

Nesta quinta-feira (29/8) a diretora de finanças Sonia Marchi e o diretor Marcos Aurélio Mocellin participaram das discussões em torno do monitoramento internacional da liberdade sindical.

Representante e membro da OIT- Argentina Sara Graciela Sosa e o advogado membro do Fórum Estadual de Liberdade Sindical Sandro Lunardi.

Durante a manhã, os trabalhos foram realizados no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e conduzido pela representante e membro da OIT- Argentina Sara Graciela Sosa.

Sosa abordou as perspectivas do mundo do trabalho frente à conjuntura econômica, política e social, em especial na América Latina e o lugar dos sindicatos nesta realidade, além do papel da OIT como garantidor dos princípios da liberdade sindical. Também enfatizou a necessidade do diálogo permanente entre os atores, referindo-se ao fato de que todos perdem num cenário de desemprego, degradação salarial, violência e pobreza. Para ela, cabe a todos, trabalhadores e empregadores, buscar a realização do trabalho decente, através do diálogo, da disseminação de uma cultura de paz e solidariedade, que resulte em ações capazes de promover a dignidade no trabalho.

Já durante a tarde, o seminário continuou na Reitoria da Universidade Federal do Paraná com discussões que envolveram as tensões e limites da liberdade sindical no contexto da reforma trabalhista. O tema foi amplamente discutido e contou com o parecer do professor da Universidade de Coimbra em Portugal Hermes Costa, que por meio de videoconferência destacou os desafios que o sindicalismo enfrenta.

Também discutiram e abordaram questões do dia-a-dia e dos enfrentamentos do trabalho sindical o Procurador do Ministério Público do Trabalho do Paraná Alberto Emiliano de Oliveira Neto, o representante do Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos – UAW  Rafael Messias Guerra, o advogado sindical de entidades laborais Ludimar Rafanhim, o advogado sindical que representa entidades patronais Fernando Carneiro, além de diretores e líderes sindicais de todo o Paraná.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter