AGOSTO AZUL: É HORA DE CUIDAR DA SAÚDE DOS HOMENS

 

Instituído no Estado do Paraná em 2012, o mês de agosto é dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem. O objetivo principal da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens cuidem mais da sua saúde.

O alerta é para dois tipos de câncer, de pele (melanoma e próstata). O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina e, portanto, pela cor da pele) e tem predominância em adultos brancos. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil (as maiores taxas estimadas encontram-se na região Sul) e corresponda a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa 5% das neoplasias malignas do órgão. É considerado o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

De acordo com o médico do Departamento de Cirurgia Oncológica do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Dr. Leandro Carvalho Ribeiro, “O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de pele e a prevenção ainda é uma grande aliada para se evitar novos casos”.

 

Fique atento!

1 – Uma das formas de prevenção é estar sempre atento aos sinais que podem aparecer na pele. Verifique a presença de pintas ou manchas e decore a regra chamada de ABCD. A, de assimetria – a lesão possui formato irregular; B, bordas irregulares; C, a lesão possui coloração variada; D, diâmetro da lesão maior do que seis milímetros.

2 – Cuidado com a exposição ao sol em todas as épocas do ano. Em ambiente com o excesso de radiação solar, procure usar chapéu, camiseta com mangas compridas e protetor solar (FPS) 30, no mínimo. Importante é reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre.

3 – Tipo de pele. Os grupos com maior risco são os do fototipo I e II, ou seja, pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros.

4 – História familiar. É muito importante verificar se há antecedentes familiares com o histórico da doença.

 

Câncer de próstata, a doença silenciosa

O câncer de próstata é o segundo no Brasil de maior incidência entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com estudos do INCA. Geralmente, esse tipo de câncer começa a se manifestar principalmente nos homens que atingem a idade de risco, 50 anos.

O exame do toque retal (através do toque, a próstata pode ser avaliada internamente, podendo identificar doenças, como câncer de próstata) ainda é um tabu muito grande e vem revestido de preconceito, por isso campanhas como Agosto e Novembro Azul são importantes, justamente por tentarem quebrar este estigma. O câncer de próstata é uma doença silenciosa e quando apresenta sinais já está num estadio avançado, requerendo a escolha de tratamento adequado e de forma individualizada.

 

 

Com: IOP – Instituto de Oncologia do Paraná

News Reporter