6° Encontro de Mulheres da Fesmepar: Representantes de mais de 40 sindicatos de servidores debatem os desafios da mulher moderna na sociedade  

A Fesmepar realizou nos dias 9 e 10 de maio o “6º Encontro de Mulheres da Fesmepar” que nesta edição aborda o tema “Os Desafios da Mulher Moderna”.

Realizado no Harbor Querência Hotel, em Cascavel, o evento, que é tradicionalmente realizado pela Fesmepar no mês de maio, reúniu mais de 100 mulheres que representam cerca de 40 sindicatos de servidores municipais  e professores da rede pública municipal do Paraná.

Debatendo a luta feminina em busca de um cenário inclusivo de valorização e empoderamento, as palestras abordam o papel de protagonista que a mulher exerce cada vez mais na sociedade.

O presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, parabenizou a todas as mulheres presentes, lembrando da luta feminina em busca de reconhecimento  e valorização. “A Fesmepar realiza já há seis anos o Encontro de Mulheres com a intenção de fortalecer a mulher sindicalista que exerce vários papeis; o de mulher, de mãe, de filha, de trabalhadora, de sindicalista e tantos outros papeis que a sociedade impõe. O Encontro de Mulheres é pensado para fortalecer e mostrar às mulheres que a luta não é em vão”.

 

A Secretária da Mulher da Fesmepar, Marta dos Santos, destacou o compromisso da Fesmepar em realizar o evento, lembrando que é a união das mulheres é que fazem o sucesso e gera o fortalecimento de todas. “Fico muito feliz, como Secretária da Mulher, de poder participar mais uma vez deste evento, que reúne mulheres de luta para nos mostrar o quão somos guerreiras e fortes.”

Representando a CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil o presidente da Federação dos Sindicattos de Servidores de Minas Gerais (Feserp-MG) Cosme Nogueira, destacou o papel importante da mulher no mundo do trabalho e as adversidades que a mulher enfrenta no dia a dia, principalmente pelo fato das mulheres terem a dupla função e o tratamento diferenciado nas relações de trabalho, e ressaltou que vai se empenhar para organizar um Encontro de Mulheres em Minas Gerais. 

Também participaram do evento a secretária da Mulher da Ugt-Oeste Joana Bortoti Murinelli, diretores e coordenadores da Fesmepar e líderes sindicais de todas as regiões do Paraná

 

PALESTRAS

Durante o primeiro dia do evento foram ministradas as palestras “Evolução, Desafios e Possibilidades” e ”Reflexão sobre valores da vida: Arte de viver bem” pelo teólogo, filósofo e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior Rogério Golden, pela psicóloga  Eliane Stefanello e pela palestrante Cleudes Pavan dos Santos.

 

Já no segundo dia do evento, foi ministrada a palestra  tema do evento “Os Desafios da Mulher Moderna”, que além de abordar o dia a dia da mulher contemporânea, explorou as possibilidades que a mulher sindicalista possui na construção de uma sociedade mais inclusiva para a mulher no mercado de trabalho e no meio social. 

As participantes se dividiram em grupos de trabalho e criaram ações para serem desenvolvidas nos municípios que representam. A ideia principal é que para o próximo encontro, em 2020, sejam apresentados os resultados das ações realizadas em cada um dos municípios.

 

HOMENAGENS

A Secretária da Mulher da Fesmepar Marta dos Santos fez uma homenagem à Diretora de Finanças Sonia Marchi, lembrando que a Fesmepar trabalha como uma família, (…) que luta unida em defesa dos servidores públicos municipais e estaduais do Paraná, mas que também exerce a função de estar presente junto a cada um dos que fazem parte desta caminhada, disse”

O Diretor Adjunto de Finanças da Fesmepar, Fernando Hubner, fez uma homenagem a todas as mulheres e mães, que sempre estão a frente de muito trabalho e dedicação. “A mulher sempre tem uma jornada a mais, seja a de cuidar da casa ou dos filhos após um dia de trabalho, ou a de permanecer forte em uma sociedade que muitas vezes não reconhece a verdadeira importância que a mulher possui. Por isso, hoje não só parabenizo, como reconhecemos o valor e a força da mulher”.

A Diretora de Finanças da Fesmepar, Sonia Marchi, homenageou todas as mulheres e mães sindicalistas, em especial à secretária da Mulher Marta dos Santos, que representa a força das mulheres sindicalistas do Paraná.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter