5º ENCONTRO DE MULHERES DA FESMEPAR: Líderes sindicais de mais de 30 municípios do Paraná debatem empoderamento, representatividade e a luta da mulher na política

A Fesmepar realizou nos dias 10 e 11 de maio o “5º Encontro de Mulheres”, que contou com a participação de mulheres líderes sindicais de mais de 30 municípios de todo o Paraná.

Realizado no hotel O Recanto em Campo Mourão, o Encontro foi norteado sob o tema “Sem medo de ser mulher” , abordando a luta feminina em busca de um cenário inclusivo, de valorização e empoderamento, com as palestras; “Sem medo de ser mulher”, “Sexualidade e Empoderamento Feminino” e “Mulher sindicalista: A força da mulher na política”.

Ao dar as boas vindas, o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou sobre as grandes conquistas das mulheres, sobretudo das mulheres brasileiras, que lutam todos os dias em busca de representatividade. “O cenário político que vivemos hoje no Brasil não conta com um grande número de mulheres, precisamos mudar isso, levantar a bandeira do empoderamento e mostrar a força das mulheres nas lutas sindicais. Temos hoje aqui muitas companheiras lutadoras e firmes no trabalho diário, e a Fesmepar mais uma vez realiza esse evento buscando o fortalecimento e propondo o engajamento das mulheres”.

  

(Foto1) Presidente da Fesmepar Luiz Carlos Silva de Oliveira. 
(Foto 2) Secretária da mulher da UGT-Oeste Joana Bortoti Murinelli.

 

O primeiro dia do evento contou com a presença do Secretário do Trabalho do Paraná e presidente da UGT-Paraná Paulo Rossi; representando todas as mulheres sindicalistas do Paraná a  presidente do Sismmam – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê Marilda Aparecida da Silva; da  secretária da mulher da UGT-OESTE Joana Bortoti Murinelli; do vice-presidente da Fesmepar e presidente do Sindserv Londrina Marcelo Urbaneja e  representando o presidente da UGT- Noroeste (Paraná) a vice-presidente Miromar  Ponciano de Andrade

A secretária da mulher da Fesmepar, Marta dos Santos Theodoro, agradeceu a presença de todas as mulheres e ressaltou a importância da participação de todas. “Esse momento foi pensado na interação de todas nós, mulheres sindicalistas, que em nosso dia-a-dia enfrentamos muitas dificuldades, mas que não desistimos de lutar por uma causa maior. Precisamos juntar forças, somente com a nossa união conseguiremos a representatividade que queremos”.

Foto 3 – Secretária da mulher da Fesmepar, Marta dos Santos.
 Foto 4 – Vice-presidente da UGT- Noroeste (Paraná) a Miromar  Ponciano de Andrade.

 

Foto 5- Vice Presidente da Fesmepar Marcelo Urbaneja.
Foto 6 – Presidente do Sismmam Marilda Aparecida da Silva.

A diretora de finanças da Fesmepar, Sonia Maria Marchi que é idealizadora do Encontro de Mulheres da Fesmepar, ressaltou o poder que as mulheres possuem em suas mãos para junta construírem uma sociedade mais justa e inclusiva. “Cada detalhe do 5º Encontro de Mulheres foi pensado no fortalecimento e empoderamento feminino, nós mulheres somos fortes e guerreiras, se mantivermos o foco e a união teremos ainda mais representatividade. As palestras ministradas esclarecem dúvidas, mas acima disso, nos mostra o quando somos importantes na transformação da sociedade e do momento político atual. Juntas somos fortes, organizadas somos imbatíveis”, frisou.

Foto 7 – Diretora de finanças da Fesmepar Sonia Maria Marchi.
Foto 8 – Secretario do Trabalho do Paraná Paulo Rossi

Também estavam presentes o Secretário de organização Sindical da Fesmepar, Edilson De Lima Glovienka; o membro do conselho fiscal da Fesmepar, Marcos Mocellin; o coordenador regional da Fesmepar, Leonel Clovis Lupatini;  o diretor adjunto de finanças, Fernando Hubner; presidente do Sispuluz – Sindicato dos Servidores Público Municipais de Luiziana Ezequiel de Oliveira Andrade e o o presidente UGT Norte Eder Pimenta.

PALESTRAS

SEXUALIDADE E EMPODERAMENTO

Foi ministrada pela professora Eliane Rose Maio.  Eliane é Mestre em Psicologia, Pós Doutorada em Educação  e  professora na Universidade Estadual de Maringá e discutiu a quebra de tabus que as mulheres ainda precisam alcançar, mostrando como a sociedade ainda impõe uma série de anulações, mostrando que é o momento das mulheres darem um “grito de liberdade”, contra o preconceito  e pela liberdade feminina.

SEM MEDO DE SER MULHER

Ministrada pela advogada Claudia Patrícia de Luna, que é  Pós graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público  do Estado de São Paulo, atuando nas áreas de enfrentamento à Violência de Gênero (Doméstica e Intrafamiliar) , (Tráfico de Mulheres), Mulheres em situação prisional, a palestra levantou a discussão pelo reconhecimento e valorização das mulheres.

Claudia Luna ainda falou sobre as dificuldades que a mulher sindicalista enfrenta e sobre os inúmeros papeis desempenhados pelas mulheres, que muitas vezes lhes são impostos pela sociedade.

 

MULHER SINDICALISTA : A FORÇA DA MULHER NA POLÍTICA”

Ministrada pela professora Heloisa Helena Baleche Minghini, que leciona desde os anos 80, é especialista no comportamento humano e política, falou sobre política e ética levantando questões como; por que ainda temos poucas mulheres com cargos políticos? Por que não quebramos essa barreira e nos organizamos no cenário político brasileiro?

Heloísa Helena ainda frisou que é preciso que a mulher esteja preparada para participar ativamente da política, e ter conhecimento é a chave para construir a representatividade e conquistar o espaço que desejamos.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

Foto: Ezequiel de Andrade

News Reporter