25 de novembro- Dia Internacional da não violência contra a mulher

O Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro.

O dia 25 de novembro é celebrado internacionalmente e tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.

A mulher hoje exerce cada vez mais o papel de protagonista, mas ainda sofremos com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia.

Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura frágil e assumindo seu merecido e grande papel na sociedade.

Mas, é preciso mais!

A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública, não distingue cor, classe econômica ou social, está presente em todo o mundo.

É preciso lutar diariamente pela valorização da mulher e pelo reconhecimento da força da mulher na construção de uma sociedade mais digna e igualitária.

E é com o intuito de fortalecer a luta das mulheres trabalhadoras do Paraná, que a Fesmepar luta junto às mulheres e destina uma secretaria especialmente para trabalhar sem medir esforços, por uma sociedade que respeite e reconheça o importante papel que a mulher desempenha na sociedade.

Desejamos que esta data seja um dia de conscientização e valorização das mulheres,. Que consigamos cada vez mais apoiar e manter a luta pela valorização e contra todas as formas de assédio sofridas pelas mulheres

Origem da data

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, comemorado em 25 de novembro, em homenagem às irmãs Pátria, Maria Tereza e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu país, a República Dominicana.

 

Post: Elizabeth Novaes – Mtb  10.959

News Reporter