ENCONTRO NACIONAL: Centrais Sindicais se unem contra a reforma administrativa em evento histórico em defesa do serviço público

Realizado nos dias 29 e 30 de julho, o Encontro Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Setor Público reuniu servidores das três esferas do funcionalismo público brasileiro, lideranças sindicais e parlamentares, que debateram os prejuízos que a Reforma Administrativa causará ao povo brasileiro caso seja aprovada.

O Evento aconteceu de forma virtual e, como nunca antes visto, teve a inscrição de mais de 5 mil servidores entre federais, estaduais e municipais.

29 DE JULHO

No primeiro dia do evento, líderes sindicais de Centrais e sindicatos participaram da abertura do evento, dando as boas vindas aos servidores e apresentando toda a luta que as Centrais têm enfrentado para barrar a PEC32.

Representando a UGT, Central sindical que possui grande número de sindicatos de servidores públicos municipais do Paraná filiados, o presidente Ricardo Patah deixou o seu recado de forma contundente; “NÃO ABRIR MÃO DOS DIREITOS CONQUISTADOS”.

Nós da UGT representamos os servidores públicos de maneira honrosa, e a ordem é não abrir mão dos direitos conquistados, tenham certeza do nosso compromisso. Vamos lutar juntos, a solidariedade entre nós é o valor mais importante neste momento grave em que o país vivencia”, disse Ricardo Patah.

Também participaram da abertura do Encontro o presidente da CSPB João Domingos, o presidente da Federação dos Sindicatos de Servidores de São Paulo – FESSP-ESP- Lineu Mazano, além de Representantes das Centrais Sindicais, Federações e parlamentares.

30 DE JULHO

O segundo dia do Encontro foi marcado pela importante participação dos servidores de todo o país na construção de um manifesto contra a PEC32.

Com grupos de debates, que foram realizados de forma virtual, os mais de 5 mil  servidores das três esferas puderam contribuir com a visão do atual cenário vivido pelos servidores e as preocupações com a precarização que a Reforma Administrativa trará ao povo brasileiro, que construíram coletivamente o calendário de lutas e mobilizações para barrar a PEC32.

PALESTRAS

Na segunda parte do evento, os participantes assistiram simultaneamente às palestras ministradas pela coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Divida Maria Lúcia Fattorelli; e do coordenador técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior.  

ASSISTA NO LINK A PALESTRA MINISTRADA PELA COORDENADORA NACIONAL DA AUDITORIA CIDADÃ DA DIVIDA MARIA LÚCIA FATTORELLI  https://www.youtube.com/watch?v=5n4reMf2ZJE

ASSISTA NO LINK A PALESTRA MINISTRADA PELO COORDENADOR TÉCNICO DO DIEESE, FAUSTO AUGUSTO JÚNIOR.

FESMEPAR NA LUTA CONTRA A PEC32

Com a participação de diretores da Fesmepar, diretores dos sindicatos filiados e servidores municipais, a Fesmepar mais uma vez mostrou a força do servidor público paranaense.

O presidente da Fesmepar e secretário do servidor público da UGT Luiz Carlos Silva de Oliveira, têm participado ativamente da organização e elaboração das agendas de lutas contra a Reforma Administrativa – PEC32.

Durante sua participação no Encontro, Luiz Carlos salientou que neste momento todas as forças devem ser usadas, e que a unidade é que conseguirá barrar mais esta medida nefasta contra o funcionalismo público.

“Além de prejudicar os servidores diretamente, a PEC 32 irá causar um forte impacto à população, pois quando se retira investimentos no setor público toda a cadeia do funcionalismo público sofre, e isso chega diretamente nos serviços prestados a população”.

Não é justo que o povo tenha que pagar por serviços básicos. Educação, saúde e segurança são os principais pilares de uma vida digna, e este governo nefasto mais uma vez pretende terceirizar a responsabilidade.

Post: Elizabeth Novaes – Mtb 10.959

News Reporter