Lei que estabelece educação como serviço essencial no Paraná é sancionada por Ratinho Júnior

A lei que estabelece educação como um serviço essencial no Paraná foi sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD), na terça-feira (23).

A medida permite que escolas continuem abertas com atividades presenciais mesmo com um eventual agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado.

Desde o início da pandemia, serviços considerados não essenciais foram fechados em alguns períodos como medida para frear a circulação do vírus.

As escolas estaduais do Paraná estão fechadas desde março de 2020. A previsão do governo, é que atividades presenciais sejam retomadas na segunda-feira (1º), quando o modelo híbrido entra em vigor na rede estadual.

Vacinação

A lei prevê, também, que os profissionais da educação integrem o grupo prioritário para recebimento da vacina contra Covid-19 no estado.

A medida, no entanto, não detalha em qual fase prioritária o grupo passará a integrar.

Atualmente, os profissionais de educação são o 12º grupo prioritário do Plano Estadual de Vacinação do Paraná, atrás de profissionais de saúde, idosos, trabalhadores da área de segurança, pessoas em situação de rua e pessoas com comorbidades.

Segundo a estimativa inicial do plano, mais de 3,3 milhões de pessoas seriam vacinadas antes dos profissionais de educação do estado. 

Até terça-feira (23), 286 mil pessoas tinham sido vacinadas, o que corresponde a aproximadamente 2,5% da população do estado.

Até a publicação desta reportagem, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) não tinha informado se a ordem de prioridades será alterada com a nova lei.

Fonte: G1 – PARANÁ

https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/noticia/2021/02/24/lei-que-estabelece-educacao-como-servico-essencial-no-parana-e-sancionada-por-ratinho-junior.ghtml

News Reporter